Dados Estados e Regiões

11ª edição / 2021

Com 894 mil habitantes, o Acre possui duas mesorregiões com 22 municípios. No estado, 14 IES ofertam cursos presenciais e 34, EAD, um dos poucos que possui mais instituições de ensino ofertando ensino a distância do que cursos presenciais (o número desse tipo de IES, inclusive, cresceu 36,0% em relação a 2018, quando 25 delas ofertavam EAD).

O estado possui taxa de escolaridade líquida (que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) de 17,5%, um pouco abaixo da média nacional (18,1%). Do total de alunos do ensino superior no estado, 50,5% têm até 24 anos.

71,9% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 60,3% das matrículas são em cursos presenciais

Com um PIB de 15,3 bilhões de reais e 8,4 mil concluintes no ensino médio, em 2019, o estado do Acre registrou 37,8 mil matrículas no ensino superior: 22,8 mil em cursos presenciais e 15,0 mil na modalidade EAD. 71,9% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 60,3% das matrículas são em cursos presenciais.

As matrículas presenciais seguem a tendência de decréscimo do país. De 2018 para 2019, elas caíram 9,7% (na rede privada, a queda foi de 11,6%). Na modalidade EAD, houve um aumento de 22,4% das matrículas no estado de 2018 para 2019, com crescimento de 23,6% na rede privada.

Em 2019, o Acre registrou 13,3 mil ingressantes na rede privada. Nos cursos presenciais da rede privada, houve decréscimo de 9,2% de ingressantes de 2018 para 2019; na modalidade EAD privada, o aumento no mesmo período foi de 23,5% superando o número de calouros dos cursos presenciais em mais do que o dobro.

A taxa de evasão do estado é de 26,4% nos cursos presenciais e 31,8% nos cursos EAD.

Entre os cursos mais procurados na rede privada do Acre, Direito e Enfermagem lideram na modalidade presencial, com 2,6 mil e 1,1 mil matrículas, respectivamente. Na modalidade EAD, Pedagogia teve 4,2 mil matrículas em 2019 na rede privada (mais do que a soma dos dois mais procurados na modalidade presencial), um crescimento de 28,7% em relação a 2018.

Confira mais dados sobre o ensino superior do Acre nos gráficos e tabelas apresentados seguir.

Matrículas

A representatividade do Acre no número de matrículas total do país é de 0,4%. Em relação ao Norte, esse percentual sobe para 5,3%.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2019. IES que oferecem cursos presenciais – 2019.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2019. IES que oferecem cursos EAD – 2019.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp

Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp

A rede privada detém pouco mais da metade dos estudantes dos cursos presenciais do Acre, 53,8%, um índice abaixo da média nacional.
O aumento das matrículas presenciais de 2009 a 2019 foi de 34,7%. No caso da rede privada, o número de alunos cresceu 72,4% no mesmo período, bem mais do que o registrado pela rede pública (7,3%).

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp

Com o declínio do EAD na rede pública, 99,4% dos estudantes da modalidade EAD do Acre estão matriculados na rede privada.
O salto das matrículas nos cursos EAD de 2009 a 2019 foi de 80,7%; esse aumento foi puxado pela rede privada, que registrou crescimento de 170%.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp

Taxa de Evasão

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE (No Censo da Educação
Superior de 2019, o INEP utilizou a classificação CINE: Código de identificação do curso, a partir de
uma adaptação da metodologia internacional de classificação Eurostat/ Unesco/ OCDE).

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2020

Pós-Graduação

Alunos de Especialização de Nível Superior

Fonte: Instituto Semesp

Em 2019, 51,1% dos alunos matriculados em uma pós-graduação no estado frequentavam um curso de especialização (Lato Sensu) na modalidade EAD, com uma queda de 13,5% das matrículas em relação a 2018 e aumento de 91,3% em relação a 2016.
Na modalidade presencial, no comparativo com 2016, houve crescimento de 37,0% das matrículas; em relação a 2018, o crescimento foi de 8,0%.
Em números totais, o crescimento de 2016 para 2019 nas matrículas em cursos de pós-graduação foi 60,3%, com uma pequena queda de 4,2% no comparativo de 2018 para 2019.
As matrículas em especializações de nível superior sofreram decréscimo de 15,5% na rede privada de 2019 para 2020. A rede pública registrou diminuição de 29,3% nas matrículas.

Alunos na Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp

Financiamento

Ingressantes com Financiamento Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

De acordo com os dados de 2019, 32,7% dos ingressantes em cursos presenciais no ensino superior privado do Acre possuíam algum tipo de financiamento reembolsável e/ou não reembolsável.
O estado registrou acréscimo de 1,5 ponto percentual na participação de calouros com financiamento reembolsável próprio das IES em comparação com 2018. A participação de ingressantes com FIES registrou decréscimo de 1,5 ponto percentual no mesmo período. Entre 2014 e 2019, a queda brusca na participação de ingressantes com FIES foi de 47,8 pontos percentuais.

Ingressantes com Financiamento Não Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

O Acre registrou decréscimo de 17,4 pontos percentuais na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES entre 2018 e 2019. No mesmo período, a participação de ingressantes com ProUni parcial ou integral teve crescimento de 7,1 12,0% pontos percentuais. Entre 2014 e 2019, o crescimento na participação de ingressantes com financiamento 0,1,% não-reembolsável das próprias IES foi de 3,1 pontos percentuais. Já a participação de ingressantes com ProUni teve aumento de 15,9 pontos percentuais no mesmo período.