Dados Estados e Regiões

11ª edição / 2021

Com 9,2 milhões de habitantes, o Ceará possui sete mesorregiões com 184 municípios. O estado possui 93 IES que ofertam cursos presenciais e 82, cursos EAD (o número desse tipo de IES, inclusive, cresceu 26,2% em relação a 2018, quando 65 delas ofertavam EAD).

O Ceará detém uma das menores taxas de escolarização líquida (que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) do país, 16,0%, abaixo da média nacional de 18,1%. Do total de alunos do ensino superior no estado, 52,6% têm até 24 anos.

Com um PIB de 156 bilhões de reais e 104 mil concluintes no ensino médio, em 2019, o Ceará registrou 317 mil matrículas no ensino superior: 240 mil em cursos presenciais e 77 mil na modalidade EAD. 69,8% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 75,8% das matrículas são em cursos presenciais.

69,8% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 75,8% das matrículas são em cursos presenciais

As matrículas presenciais sofreram queda em 2019, seguindo a tendência de decréscimo do país e do estado desde 2017. De 2018 para 2019, elas caíram 3,2% (na rede privada, a queda foi de 4,2%). Na modalidade EAD, houve um aumento de 47,2% das matrículas no estado de 2018 para 2019, com crescimento de 58,1% na rede privada.

Em 2019, o Ceará registrou 99,5 mil ingressantes na rede privada. Nos cursos presenciais da rede privada, houve decréscimo de 2,2% de ingressantes de 2018 para 2019; na modalidade EAD privada, o aumento no mesmo período foi de 40,2%. A taxa de evasão do estado é de 26,9% nos cursos presenciais e 30,2% nos cursos EAD.

Entre os cursos mais procurados na rede privada do Ceará, Direito e Enfermagem lideram na modalidade presencial, com 24,5 mil e 12,2 mil matrículas, respectivamente. Na modalidade EAD, Pedagogia registrou 12,4 mil matrículas em 2019 na rede privada, um crescimento de 123% em relação a 2018, ultrapassando Administração, o curso mais procurado da modalidade até então.

Confira mais dados sobre o ensino superior do Ceará nos gráficos e tabelas apresentados seguir.

Matrículas

A representatividade do Ceará no número de matrículas total do país é de 3,7%. Em relação ao Nordeste, esse percentual sobe para 17,0%.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2019. IES que oferecem cursos presenciais – 2019.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2019. IES que oferecem cursos EAD – 2019.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp

Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp

As matrículas presenciais apresentam queda no Ceará desde 2017. A rede privada detém a maior parte dos estudantes dos cursos presenciais do estado, 62,6%.
O aumento das matrículas presenciais de 2009 a 2019 foi de 74,8%. No caso da rede privada, o número de alunos cresceu 87,3% no mesmo período, mais do que registrado pela rede pública (57,3%).

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp

92,1% dos estudantes da modalidade EAD do Ceará estão matriculados na rede privada.
O salto das matrículas nos cursos EAD de 2009 a 2019 foi de 504%; esse aumento foi puxado pela rede privada, que passou de 5,7 mil matrículas para 70,7 mil.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp

Taxa de Evasão

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE (No Censo da Educação
Superior de 2019, o INEP utilizou a classificação CINE: Código de identificação do curso, a partir de
uma adaptação da metodologia internacional de classificação Eurostat/ Unesco/ OCDE).

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2020

Pós-Graduação

Alunos de Especialização de Nível Superior

Fonte: Instituto Semesp

Em 2019, 20,0% dos alunos matriculados em uma pós-graduação no estado frequentavam um curso de especialização (Lato Sensu) na modalidade EAD, com um crescimento de 14,7% das matrículas em relação a 2018 e de 439% em relação a 2016.
Na modalidade presencial, no comparativo com 2018, houve decréscimo de 11,7% das matrículas. No comparativo com 2016, houve aumento de 119%.
Em números totais, o crescimento de 2016 para 2019 nas matrículas em cursos de pós-graduação foi 149%; no comparativo com 2018, o decréscimo foi de 7,4%.
As matrículas em especializações de nível superior sofreram acréscimo de 10,2% na rede privada de 2019 para 2020. A rede pública registrou diminuição
de 19,0% nas matrículas.

Alunos na Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp

Financiamento

Ingressantes com Financiamento Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

De acordo com os dados de 2019, metade dos ingressantes em cursos presenciais no ensino superior privado do Ceará possuíam algum tipo de financiamento reembolsável e/ou não reembolsável.
O estado registrou acréscimo de 1,3 ponto percentual na participação de calouros com financiamento reembolsável próprio das IES em comparação com 2018. A participação de ingressantes com FIES registrou acréscimo de 3,4 pontos percentuais no mesmo período. Entre 2014 e 2019, a queda brusca na participação de ingressantes com FIES foi de 27,5 pontos percentuais.

Ingressantes com Financiamento Não Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

O Ceará registrou decréscimo de 0,4 ponto percentual na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES entre 2018 e 2019. No mesmo período, a participação de ingressantes com ProUni parcial ou integral teve um pequeno aumento de 0,4 ponto percentual. Entre 2014 e 2019, a diminuição na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES foi de 1,7 ponto percentual. O acréscimo na participação de ingressantes com ProUni no mesmo período foi de 2,8 pontos percentuais.