Dados Estados e Regiões

11ª edição / 2021

Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, o Distrito Federal possui 72 IES que ofertam cursos presenciais e 66, EAD (um aumento de 9,1% e 24,5% em relação a 2018, respectivamente, quando 66 IES ofertavam ensino presencial e 53, a distância).

O Distrito Federal possui a maior taxa de escolaridade líquida (que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) do país: 34,0%, a única do país a estar de acordo com a meta 12 do Plano Nacional de Educação, que visa elevar o índice aos 33% até 2024. Do total de alunos do ensino superior do Distrito Federal, 53,1% têm até 24 anos.

81,7% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 75,3% das matrículas são em cursos presenciais

Com um PIB de 255 bilhões de reais e 25,8 mil concluintes no ensino médio, em 2019, o Distrito Federal registrou 224 mil matrículas no ensino superior: 169 mil em cursos presenciais e 55 mil na modalidade EAD. 81,7% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 75,3% das matrículas são em cursos presenciais.

As matrículas presenciais continuam a tendência de decréscimo verificada desde de 2016. De 2018 para 2019, elas caíram 3,7% (na rede privada, a queda foi de 5,6%). Na modalidade EAD, houve um salto de 20,5% das matrículas de 2018 para 2019, com concentração de 100% na rede privada.

Em 2019, o Distrito Federal registrou 88,7 mil ingressantes na rede privada. Nos cursos presenciais da rede privada, houve pequeno acréscimo de 1,3% de ingressantes de 2018 para 2019; na modalidade EAD privada, o aumento no mesmo período foi de 20,7%. A taxa de evasão do estado é de 30,9% nos cursos presenciais e 37,2% nos EAD.

Entre os cursos presenciais mais procurados na rede privada do Distrito Federal, Direito e Enfermagem lideram na modalidade presencial, com 26,0 mil e 11,0 mil matrículas, respectivamente (ambos registraram queda de alunos em relação a 2018). Na modalidade EAD, Pedagogia teve 7,9 mil matrículas em 2019 na rede privada.

Confira mais dados sobre o ensino superior do Distrito Federal nos gráficos e tabelas apresentados seguir.

Matrículas

A representatividade do Distrito Federal no número de matrículas total do país é de 2,6%. Em relação ao Centro-Oeste, esse percentual sobe para 28,5%.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp

* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2019. IES que oferecem cursos presenciais – 2019.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2019. IES que oferecem cursos EAD – 2019.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp

Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp

Apesar da queda de matrículas verificada desde 2016, a rede privada ainda detém a maior parte dos estudantes dos cursos presenciais do Distrito Federal, 75,8%.
O crescimento das matrículas presenciais de 2009 a 2019 foi de 12,2%. No caso da rede privada, o número de alunos se manteve equilibrado no mesmo período. Já a rede pública verificou um acréscimo de 82,6% no número de alunos.

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp

100% dos estudantes da modalidade EAD do Distrito Federal estão matriculados na rede privada, algo único no país.
O salto das matrículas nos cursos EAD de 2009 a 2019 foi de 215%; esse aumento totalmente concentrado na rede privada (284%), já que a rede pública não registrou matrículas em 2019.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp

Taxa de Evasão

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE (No Censo da Educação
Superior de 2019, o INEP utilizou a classificação CINE: Código de identificação do curso, a partir de
uma adaptação da metodologia internacional de classificação Eurostat/ Unesco/ OCDE).

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2020

Pós-Graduação

Alunos de Especialização de Nível Superior

Fonte: Instituto Semesp

Em 2019, 38,4% dos alunos que faziam alguma pós-graduação frequentavam um curso de especialização (Lato Sensu) na modalidade EAD, com um aumento de 35,6% das matrículas em relação a 2018 e de 142% em relação a 2016.
Na modalidade presencial, no comparativo com 2016, houve um crescimento de 43,3% das matrículas. Em relação a 2018, o aumento foi de 37,1%.
Em números totais, o crescimento de 2016 para 2019 nas matrículas em cursos de pós-graduação foi de 69,9%, com um salto de 36,5% no comparativo de 2018 para 2019.
As matrículas em especializações de nível superior sofreram queda de 18,1% na rede privada de 2019 para 2020. Na rede pública, houve crescimento foi de 13,2%.

Alunos na Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp

Financiamento

Ingressantes com Financiamento Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

De acordo com os dados de 2019, 43,7% dos ingressantes em cursos presenciais no ensino superior privado do Distrito Federal possuíam algum tipo de financiamento reembolsável e/ ou não reembolsável.
O Distrito Federal registrou acréscimo de 2,7 pontos percentuais na participação de calouros com financiamento reembolsável próprio das IES em comparação com 2018. A participação de ingressantes com FIES registrou decréscimo de 1,5 ponto percentual no mesmo período. Entre 2014 e 2019, a queda na participação de ingressantes com FIES foi de 33,5 pontos percentuais.

Ingressantes com Financiamento Não Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

O Distrito Federal registrou queda de 3,9 pontos percentuais na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES entre 2018 e 2019. No mesmo período, a participação de ingressantes com ProUni parcial ou integral caiu 2,4 pontos percentuais. Entre 2014 e 2019, o crescimento na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES foi de 2,7 pontos percentuais. O decréscimo na participação de ingressantes com ProUni no mesmo período foi de 0,5 ponto percentual.