Dados Estados e Regiões

11ª edição / 2021

Com 7,2 milhões de habitantes divididos em seis mesorregiões e 295 municípios, Santa Catarina possui 100 IES que ofertam cursos presenciais e 88, EAD (um aumento de 29,4% em relação a 2018, quando 68 IES ofertavam ensino a distância).

Com a menor representatividade das matrículas da região Sul, Santa Catarina possui a maior taxa de escolaridade líquida (que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária), da região (26,5%) e a segunda maior do país, perdendo apenas para o Distrito Federal. 49,9% do total de alunos do ensino superior no estado têm até 24 anos.

83,2% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 57,7% das matrículas são em cursos presenciais, a menor percentagem da região Sul e uma das menores do país (fica a frente apenas do Pará)

Com um PIB de 298 bilhões de reais e 60,3 mil concluintes no ensino médio, em 2019, o estado registrou 386 mil matrículas no ensino superior: 223 mil em cursos presenciais e 163 mil na modalidade EAD.

As matrículas presenciais continuam a tendência de decréscimo verificada desde de 2018. De 2018 para 2019, as matrículas presenciais se mantiveram estáveis (na rede privada a queda foi de apenas 0,4%). Na modalidade EAD, houve um salto de 13,4% das matrículas no estado de 2018 para 2019 (na rede privada, esse crescimento foi de 14,1%).

Em 2019, Santa Catarina registrou 158 mil ingressantes na rede privada (crescimento de 19,5% em relação a 2018). Nos cursos presenciais da rede privada, o crescimento de ingressantes de 2018 para 2019 foi de 17,4%; na modalidade EAD privada, o aumento foi de 20,8%. A taxa de evasão do estado é de 24,8% nos cursos presenciais e 31,1% no EAD.

Entre os cursos mais procurados na rede privada de Santa Catarina, Direito e Administração lideram na modalidade presencial, com 29,5 mil e 11,6 matrículas, respectivamente, ambos com queda em relação a 2018. Na modalidade EAD, Pedagogia teve 33,8 mil matrículas em 2019.

Confira mais dados sobre o ensino superior do estado de Santa Catarina nos gráficos e tabelas apresentados seguir.

Matrículas

Santa Catarina representa 26,4% dos estudantes matriculados nas IES da região Sul. A representatividade das matrículas do estado em relação ao Brasil é de apenas 4,5%.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2019. IES que oferecem cursos presenciais – 2019.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2019. IES que oferecem cursos EAD – 2019.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp

Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp

Depois de cair em 2018, as matrículas presenciais voltaram a ter decréscimo em 2019, mas a rede privada ainda detém 71,7% das matrículas presenciais de Santa Catarina. A queda na rede privada de 2018 para 2019 foi de 0,4%.
O crescimento das matrículas presenciais de 2009 a 2019 foi de 12,1%. Na rede privada, esse aumento foi de 25,5%.

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp

98,9% dos estudantes da modalidade EAD do estado de Santa Catarina estão matriculados na rede privada, a maior concentração da região Sul.
O salto das matrículas nos cursos EAD de 2009 a 2019 foi de 192%; esse aumento foi concentrado na rede privada (215%), enquanto a rede pública teve queda de 59,6%.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp

Taxa de Evasão

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE (No Censo da Educação
Superior de 2019, o INEP utilizou a classificação CINE: Código de identificação do curso, a partir de
uma adaptação da metodologia internacional de classificação Eurostat/ Unesco/ OCDE).

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2020

Pós-Graduação

Alunos de Especialização de Nível Superior

Fonte: Instituto Semesp

Em 2019, 48,6% dos alunos frequentavam um curso de especialização (Lato Sensu) na modalidade EAD, com um aumento de 25,5% das matrículas em relação a 2018 e de 207% em relação a 2016.
Na modalidade presencial, no comparativo com 2016, há um equilíbrio de matrículas. Em relação a 2018, houve queda de 24,8%.
Em números totais, o crescimento de 2016 para 2019 nas matrículas em cursos de pós-graduação foi de 48,6%, apesar da queda de 6,6% no comparativo de 2018 para 2019.
As matrículas em especializações de nível superior caíram 11,3% na rede privada de 2019 para 2020. Na rede pública, houve crescimento foi de 42,5%.

Alunos na Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp

Financiamento

Ingressantes com Financiamento Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

De acordo com os dados de 2019, 47,4% dos ingressantes em cursos presenciais no ensino superior privado do estado de Santa Catarina possuíam algum tipo de financiamento reembolsável e/ou não reembolsável, o maior percentual da região Sul.
O estado registrou aumento de 1,1 ponto percentual na participação de calouros com financiamento reembolsável próprio das IES comparação com 2018. A participação de ingressantes com FIES registrou decréscimo de 0,9 ponto percentual no mesmo período. Entre 2014 e 2019, a queda de participação de ingressantes com FIES foi de 18,8 pontos percentuais.

Ingressantes com Financiamento Não Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

O estado de Santa Catarina registrou aumento de 4,4 pontos percentuais participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES entre 2018 e 2019. No mesmo período, a participação de calouros com ProUni parcial ou integral caiu 2,2 pontos percentuais. Entre 2014 e 2019, o crescimento na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES foi de 17,7 pontos percentuais. A queda de participação ingressantes com ProUni no mesmo período foi de 4,3 pontos percentuais.