Dados Estados e Regiões

11ª edição / 2021

Com 11,4 milhões de habitantes divididos em sete mesorregiões e 497 municípios, o Rio Grande do Sul possui 123 IES que ofertam cursos presenciais e 94, EAD (um aumento de 20,5% em relação a 2018, quando 78 IES ofertavam ensino a distância).

O estado possui a menor taxa de escolaridade líquida (que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) da região Sul: 22,6% (ainda assim, maior do que média nacional de 18,1%). 46,7% do total de alunos do ensino superior no estado têm até 24 anos, a menor da região Sul e uma das menores do país.

78,3% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 63,9% das matrículas são em cursos presenciais

Com um PIB de 457 bilhões de reais e 65,3 mil concluintes no ensino médio, em 2019, o estado registrou 518 mil matrículas no ensino superior: 331 mil em cursos presenciais e 187 mil na modalidade EAD.

As matrículas presenciais continuam a tendência de decréscimo verificada desde 2016. De 2018 para 2019, as matrículas presenciais caíram 12,6% na rede privada. Na modalidade EAD, houve um salto de 20,3% das matrículas no estado de 2018 para 2019 na rede privada.

Em 2019, o Rio Grande do Sul registrou 183 mil ingressantes na rede privada. Nos cursos presenciais da rede privada, houve queda de 23,5% nos ingressantes de 2018 para 2019; na modalidade EAD privada, o aumento no mesmo período foi de 19,6% (o número de ingressantes no EAD privado foi mais que o dobro do que na modalidade presencial, 123 mil contra 60 mil, respectivamente).

A taxa de evasão do estado é de 33,7% nos cursos presenciais, mais alta do que no EAD (34,2%).

Entre os cursos mais procurados na rede privada do Rio Grande do Sul, Direito e Administração lideram na modalidade presencial, com 40 mil e 17,7 mil matrículas, respectivamente, ambos os cursos com queda em relação a 2018. Na modalidade EAD, Pedagogia teve 33 mil matrículas em 2019 na rede privada.

Confira mais dados sobre o ensino superior do estado do Rio Grande do Sul nos gráficos e tabelas apresentados seguir.

Matrículas

A representatividade do Rio Grande do Sul no número de matrículas total do país é de 6,0%. Em relação à região Sul, esse percentual sobe para 35,5%.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2019. IES que oferecem cursos presenciais – 2019.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2019. IES que oferecem cursos EAD – 2019.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp

Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp

Apesar da queda de matrículas verificada desde 2016, a rede privada ainda detém grande parte dos estudantes dos cursos presenciais do estado do Rio Grande do Sul, 67,9%.
Na contramão da maioria dos estados, o Rio Grande do Sul registrou queda de 3,7% nas matrículas presenciais de 2009 a 2019, decréscimo puxado pela rede privada (19,1%). No mesmo período, a rede pública teve crescimento robusto de 61,6% na modalidade.

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp

96,7% dos estudantes da modalidade EAD do estado do Rio Grande do Sul estão matriculados na rede privada.
O salto das matrículas nos cursos EAD de 2009 a 2019 foi de 191%; esse aumento foi concentrado na rede privada (220%), enquanto a rede pública teve queda de 19,4%.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp

Taxa de Evasão

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE (No Censo da Educação
Superior de 2019, o INEP utilizou a classificação CINE: Código de identificação do curso, a partir de
uma adaptação da metodologia internacional de classificação Eurostat/ Unesco/ OCDE).

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2020

Pós-Graduação

Alunos de Especialização de Nível Superior

Fonte: Instituto Semesp

Em 2019, 49,1% dos alunos frequentavam um curso de especialização (Lato Sensu) na modalidade EAD, com um aumento de 39,0% das matrículas em relação a 2018 e de 147% em relação a 2016.
Na modalidade presencial, no comparativo com 2016, houve uma queda de 22,6% das matrículas, mesmo com o acréscimo de 7,5% nas matrículas em relação a 2018.
Em números totais, o crescimento de 2016 para 2019 nas matrículas em cursos de pós-graduação foi de 16,7%, com um aumento de 20,9% no comparativo de 2018 para 2019.
As matrículas em especializações de nível superior cresceram 51,8% na rede privada de 2019 para 2020. Na rede pública, houve queda de 41,5%.

Alunos na Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp

Financiamento

Ingressantes com Financiamento Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

De acordo com os dados de 2019, 37,9% dos ingressantes em cursos presenciais no ensino superior privado do estado do Rio Grande do Sul possuíam algum tipo de financiamento reembolsável e/ou não reembolsável, o menor percentual da região Sul.
O estado registrou aumento de 2,9 5,7% pontos percentuais na participação de calouros com financiamento 4,0% reembolsável próprio das IES em comparação com 2018. A quantidade de ingressantes com FIES registrou decréscimo de 0,5 ponto percentual no mesmo período. No acumulado entre 2014 e 2019, a queda de ingressantes com FIES foi de 18,2 pontos percentuais.

Ingressantes com Financiamento Não Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

O estado do Rio Grande do Sul registrou crescimento de 6,0 pontos 20,3% percentuais na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES entre 2018 e 2019. No mesmo período, o número de ingressantes com ProUni parcial ou integral caiu 4,7 pontos percentuais. Entre 2014 e 2019, o crescimento na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES foi de 12,3 pontos percentuais. Decréscimo na participação de ingressantes com ProUni no acumulado do mesmo período foi de 2,1 pontos percentuais.