Dados Estados e Regiões

11ª edição / 2021

Com pouco mais de 21,3 milhões de habitantes divididos em 12 mesorregiões e 853 municípios, Minas Gerais possui 307 IES que ofertam cursos presenciais e 134, EAD (a modalidade registrou crescimento de 25,2% em relação a 2018, quando 107 IES ofertavam ensino a distância).

Minas Gerais possui uma taxa de escolarização líquida (que mede o total de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) de 21,0%, um pouco maior do que a média do país (18,1%), ficando atrás apenas do estado de São Paulo na região Sudeste. No estado, 52,4% do total de alunos do ensino superior têm até 24 anos.

75,1% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 72,4% das matrículas são em cursos presenciais

Com um PIB de 615 bilhões de reais e 186 mil concluintes no ensino médio, em 2019, o estado registrou 861 mil matrículas no ensino superior: 624 mil em cursos presenciais e 237 mil na modalidade EAD. Nos cursos presenciais, Minas Gerais vem registrando queda nas matrículas desde 2016. De 2018 para 2019, essa diminuição foi de 3,8% (na rede privada, a queda foi ainda maior, 6,7%). Na modalidade EAD, o estado computou um aumento de 16,6%, seguindo a tendência de crescimento das matrículas de educação a distância. O aumento na rede privada foi de 17,0%.

132 mil novos alunos ingressaram em cursos presenciais na rede privada de Minas Gerais em 2019. Pela primeira vez, o estado registrou mais ingressantes nos cursos EAD da rede privada do que nos cursos presenciais, foram 146 mil novas matrículas no ensino a distância.

O crescimento de ingressantes de 2018 para 2019 no EAD privado foi de 10,5%. Houve incremento de concluintes no EAD privado também no mesmo período, 28,1%. A taxa de evasão do estado é de 21,7% nos cursos presenciais e 32,2% nos EAD.

Entre os cursos mais procurados em Minas Gerais, Direito e Administração lideram na modalidade presencial, com 87,5 mil e 28,7 mil matrículas em 2019 (em 2018, respectivamente, os cursos detinham 91,1 mil e 32,9 mil das matrículas). Na modalidade EAD, Pedagogia teve 55,8 mil matrículas em 2019 e segue na liderança, tendência verificada na maioria dos estados brasileiros.

Confira mais dados sobre o ensino superior do estado de Minas Gerais nos gráficos e tabelas apresentados seguir.

Matrículas

Depois de São Paulo, Minas Gerais é o segundo estado com maior número de matrículas no Brasil. Com 861 mil matrículas em 2019, o estado possui 10,0% das matrículas do país. A representatividade das matrículas do estado na região Sudeste é de 22,8%.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2019. IES que oferecem cursos presenciais – 2019.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2019. IES que oferecem cursos EAD – 2019.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp

Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp

Apesar da queda de matrículas verificada desde 2016, a rede privada ainda detém grande parte dos estudantes dos cursos presenciais do estado de Minas Gerais, 67,0% (a menor da região Sudeste).
O crescimento das matrículas presenciais de 2009 a 2019 foi de 18,3%. No caso da rede privada, esse aumento foi bem menor, apenas 1,4%, em parte graças às quedas constantes que o setor vem registrando desde 2016. De 2018 para 2019, as matrículas presenciais na rede privada caíram 6,7%.

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp

A rede privada praticamente domina a modalidade EAD em Minas Gerais: 96,6% dos alunos estão concentrados em IES privadas.
O salto das matrículas nos cursos EAD de 2009 a 2019 foi de 136%. Na rede privada, esse crescimento foi ainda maior (166%). Depois de apresentar queda em 2018, a rede pública teve alta de 8,4% nas matrículas em 2019.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp

Taxa de Evasão

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE (No Censo da Educação
Superior de 2019, o INEP utilizou a classificação CINE: Código de identificação do curso, a partir de
uma adaptação da metodologia internacional de classificação Eurostat/ Unesco/ OCDE).

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2020

Pós-Graduação

Alunos de Especialização de Nível Superior

Fonte: Instituto Semesp

Em 2019, 53,3% dos alunos frequentavam um curso de especialização (Lato Sensu) na modalidade EAD. De 2018 para 2019, a modalidade registrou um aumento de 22,9% (no comparativo com 2016, o crescimento foi de 245%).
Na modalidade presencial, o crescimento de alunos em cursos de especialização (Lato Sensu) foi de 21,8% de 2018 para 2019 e de 7,4% no comparativo com 2016.
Em números totais, o crescimento de 2016 para 2019 nas matrículas em cursos de pós-graduação foi de 69,7%. O salto de 2018 para 2019 foi de 22,4%.
As matrículas em especializações de nível superior tiveram queda de 19,9% na rede privada de 2019 para 2020. Na rede pública, a queda foi ainda maior, 67,4%.

Alunos na Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp

Financiamento

Ingressantes com Financiamento Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

De acordo com os dados de 2019, 58,1% dos ingressantes em cursos presenciais no ensino superior privado do estado de Minas Gerais possuíam algum tipo de financiamento reembolsável e/ou não reembolsável, a maior do Sudeste.

O salto da participação de calouros com financiamento reembolsável próprio das IES foi de 3,2 pontos percentuais em comparação com 2018. Já o FIES registrou, no mesmo período, uma queda nessa participação de 1,4 ponto percentual. Entre 2014 e 2019, o decréscimo na participação de ingressantes com FIES foi de 32,3 pontos percentuais.

Ingressantes com Financiamento Não Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

Entre 2018 e 2019, houve aumento de 4,9 pontos percentuais na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES. No mesmo período, a participação com ProUni parcial ou integral caiu 1,3 ponto percentual. Entre 2014 e 2019, o crescimento da participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES foi de 21,9 pontos percentuais. A participação do percentual de ingressantes com ProUni passou de 8,9% para 10,4% entre os anos 2014 e 2019.