Dados Estados e Regiões

11ª edição / 2021

Com 8,7 milhões de habitantes, o Pará possui seis mesorregiões com 144 municípios. No estado, 73 IES ofertam cursos presenciais e 64, EAD, um dos poucos do Norte que possui mais instituições de ensino ofertando cursos presenciais do que a distância (o primeiro tipo cresceu 28,1% em relação a 2018, quando 57 IES ofertavam cursos presenciais; o segundo tipo cresceu 18,5% no mesmo período, 54 IES tinham cursos a distância em 2018).

O estado possui a menor taxa de escolaridade líquida (que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) da região Norte, 12,6%, bem abaixo da média nacional (18,1%). Do total de alunos do ensino superior no estado, 45,8% têm até 24 anos, um dos menores índices do país.

74,7% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 54,5% das matrículas são em cursos presenciais

Com um PIB de 161 bilhões de reais e 81,8 mil concluintes no ensino médio, em 2019, o estado do Pará registrou 285 mil matrículas no ensino superior: 155 mil em cursos presenciais e 130 mil na modalidade EAD. 74,7% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 54,5% das matrículas são em cursos presenciais, uma das mais baixas do país.

Na contramão do país, as matrículas presenciais tiveram acréscimo em 2019. De 2018 para 2019, elas cresceram 1,7% (na rede privada, o aumento foi de 2,5%). Na modalidade EAD, houve um aumento de 18,9% das matrículas no estado de 2018 para 2019, com crescimento de 19,2% na rede privada.

Em 2019, o Pará registrou 111 mil ingressantes na rede privada. Nos cursos presenciais da rede privada, houve acréscimo de 6,6% de ingressantes de 2018 para 2019; na modalidade EAD privada, o aumento no mesmo período foi de 18,3%, com quase o triplo do número de calouros dos cursos presenciais.

A taxa de evasão do estado é de 22,8% nos cursos presenciais e 33,6% nos cursos EAD.

Entre os cursos mais procurados na rede privada do Pará, Direito e Enfermagem lideram na modalidade presencial, com 19,2 mil e 8,0 mil matrículas, respectivamente. Na modalidade EAD, Pedagogia teve 34,1 mil matrículas em 2019 na rede privada (mais do que a soma dos dois mais procurados na modalidade presencial), um crescimento de 24,0% em relação a 2018.

Confira mais dados sobre o ensino superior do Pará nos gráficos e tabelas apresentados seguir.

Matrículas

A representatividade do Pará no número de matrículas total do país é de 3,3%. Em relação ao Norte, esse percentual sobe para 39,8%, a maior da região.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2019. IES que oferecem cursos presenciais – 2019.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2019. IES que oferecem cursos EAD – 2019.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp

Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp

Na contramão da tendência do país, as matrículas presenciais cresceram em 2019 no Pará. A rede privada detém pouco mais da metade dos estudantes dos cursos presenciais do estado, 54,3%, um índice abaixo da média nacional.
O aumento das matrículas presenciais de 2009 a 2019 foi de 76,3%. No caso da rede privada, o número de alunos cresceu 77,8% no mesmo período, um pouco a mais do que o registrado pela rede pública (74,5%).

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp

99,0% dos estudantes da modalidade EAD do Pará estão matriculados na rede privada.
O salto das matrículas nos cursos EAD de 2009 a 2019 foi de 310%; esse aumento foi puxado pela rede privada, que registrou crescimento de 440%.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp

Taxa de Evasão

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE (No Censo da Educação
Superior de 2019, o INEP utilizou a classificação CINE: Código de identificação do curso, a partir de
uma adaptação da metodologia internacional de classificação Eurostat/ Unesco/ OCDE).

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2020

Pós-Graduação

Alunos de Especialização de Nível Superior

Fonte: Instituto Semesp

Em 2019, 31,3% dos alunos matriculados em uma pós-graduação no estado frequentavam um curso de especialização (Lato Sensu) na modalidade EAD, com aumento de 13,0% das matrículas em relação a 2018 e 103% a 2016.
Na modalidade presencial, no comparativo com 2016, houve diminuição de 2,0% das matrículas; em relação a 2018, o crescimento foi de 17,7%.
Em números totais, o crescimento de 2016 para 2019 nas matrículas em cursos de pós-graduação foi 35,6%, com pequeno aumento de 2,3% no comparativo de 2018 para 2019.
As matrículas em especializações de nível superior sofreram acréscimo de 24,4% na rede privada de 2019 para 2020. A rede pública registrou salto de 269% nas matrículas.

Alunos na Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp

Financiamento

Ingressantes com Financiamento Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

De acordo com os dados de 2019, 40,3% dos ingressantes em cursos presenciais no ensino superior privado do Pará possuíam algum tipo de financiamento reembolsável e/ou não reembolsável.
O estado registrou acréscimo de 2,2 pontos percentuais na participação de calouros com financiamento reembolsável próprio das IES em comparação com 2018. A participação de ingressantes com FIES se manteve estável no mesmo período. Entre 2014 e 2019, a queda na participação de ingressantes com FIES foi de 18,2 pontos percentuais.

Ingressantes com Financiamento Não Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

O Pará registrou acréscimo de 7,1 pontos percentuais na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES entre 2018 e 2019. No mesmo período, a participação de ingressantes com ProUni parcial ou integral teve crescimento de 0,3 ponto percentual. Entre 2014 e 2019, o crescimento na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES foi de 16,8 pontos percentuais. Já a participação de ingressantes com ProUni teve aumento de 2,9 pontos percentuais no mesmo período.