Dados Estados e Regiões

11ª edição / 2021

Com 3,5 milhões de habitantes, o Rio Grande do Norte possui quatro mesorregiões com 167 municípios. O estado tem 29 IES que ofertam cursos presenciais e 49, cursos EAD (o número desse tipo de IES, inclusive, cresceu 40,0% em relação a 2018, quando 35 delas ofertavam EAD).

O Rio Grande do Norte possui taxa de escolarização líquida (que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) de 16,8%, menor do que a média nacional de 18,1%. Do total de alunos do ensino superior no estado, 51,1% têm até 24 anos.

57,0% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 78,9% das matrículas são em cursos presenciais

Com um PIB de 67 bilhões de reais e 27,1 mil concluintes no ensino médio, em 2019, o Rio Grande do Norte registrou aproximadamente 121 mil matrículas no ensino superior: 95,7 mil em cursos presenciais e 25,6 mil na modalidade EAD. 57,0% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 78,9% das matrículas são em cursos presenciais.

As matrículas presenciais apresentam queda desde 2016, seguindo a tendência de decréscimo do país. De 2018 para 2019, elas caíram 1,6% (na rede privada, a queda foi ainda maior, de 6,0%). Na modalidade EAD, houve um aumento de 24,6% das matrículas no estado de 2018 para 2019, com crescimento de 30,2% na rede privada.

Em 2019, o Rio Grande do Norte registrou 33,1 mil ingressantes na rede privada. Nos cursos presenciais da rede privada, houve pequeno crescimento de 2,9% de ingressantes de 2018 para 2019; na modalidade EAD privada, o aumento no mesmo período foi de 21,1%, e a modalidade superou o número de ingressantes dos cursos presenciais. A taxa de evasão do estado é de 24,5% nos cursos presenciais e 35,5% nos cursos EAD.

Entre os cursos mais procurados na rede privada do Rio Grande do Norte, Direito e Psicologia lideram na modalidade presencial, com 8,6 mil e 3,9 mil matrículas, respectivamente. Na modalidade EAD, Pedagogia registrou 5,3 mil matrículas em 2019 na rede privada, um crescimento de 71,7% em relação a 2018, ultrapassando Serviço Social, o curso mais procurado até então.

Confira mais dados sobre o ensino superior do Rio Grande do Norte nos gráficos e tabelas apresentados seguir.

Matrículas

A representatividade do Rio Grande do Norte no número de matrículas total do país é de 1,4%. Em relação ao Nordeste, esse percentual sobe para 6,5%.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2019. IES que oferecem cursos presenciais – 2019.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2019. IES que oferecem cursos EAD – 2019.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp

Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp

47,3% dos estudantes da modalidade presencial do Rio Grande do Norte estão matriculados na rede privada, um dos poucos estados do país em que a rede privada não concentra a maioria das matrículas no presencial.
O salto das matrículas nos cursos presenciais de 2009 a 2019 foi de 15,2%; esse aumento foi puxado pela rede pública, que registrou crescimento de 26,3% (contra crescimento de apenas 5,0% na rede privada).

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp

93,4% dos estudantes da modalidade EAD do Rio Grande do Norte estão matriculados na rede privada.
O salto das matrículas nos cursos EAD de 2009 a 2019 foi de 287%; esse aumento foi puxado pela rede privada, que registrou crescimento de 785%.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp

Taxa de Evasão

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE (No Censo da Educação
Superior de 2019, o INEP utilizou a classificação CINE: Código de identificação do curso, a partir de
uma adaptação da metodologia internacional de classificação Eurostat/ Unesco/ OCDE).

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2020

Pós-Graduação

Alunos de Especialização de Nível Superior

Fonte: Instituto Semesp

Em 2019, 27,7% dos alunos matriculados em uma pós-graduação no estado frequentavam um curso de especialização (Lato Sensu) na modalidade EAD, com aumento de 353% das matrículas em relação a 2018 e de 1.281% em relação a 2016.
Na modalidade presencial, no comparativo com 2018, houve decréscimo de 53,6% das matrículas. No comparativo com 2016, houve aumento de 110%.
Em números totais, o crescimento de 2016 para 2019 nas matrículas em cursos de pós-graduação foi 174%; no comparativo com 2018, houve decréscimo foi de 88,0%.
As matrículas em especializações de nível superior sofreram decréscimo de 34,2% na rede privada de 2019 para 2020. A rede pública também registrou queda de 46,0% nas matrículas.

Alunos na Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp

Financiamento

Ingressantes com Financiamento Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

De acordo com os dados de 2019, 74,4% dos ingressantes em cursos presenciais no ensino superior privado do Rio Grande do Norte possuíam algum tipo de financiamento reembolsável e/ou não reembolsável, um dos maiores índices do país.
O estado registrou decréscimo de 0,5 ponto percentual na participação de calouros com financiamento reembolsável próprio das IES em comparação com 2018, um dos poucos estados que apresentou queda no índice. A participação de ingressantes com FIES também registrou decréscimo de 1,6 ponto percentual no mesmo período. Entre 2014 e 2019, a queda brusca na participação de ingressantes com FIES foi de 37,9 pontos percentuais.

Ingressantes com Financiamento Não Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

O Rio Grande do Norte registrou acréscimo de 4,6 pontos percentuais na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES entre 2018 e 2019. No mesmo período, a participação de ingressantes com ProUni parcial ou integral caiu 1,3 ponto percentual. Entre 2014 e 2019, o crescimento na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES foi de 51,7 pontos percentuais. O acréscimo na participação de ingressantes com ProUni no mesmo período foi de apenas 0,3 ponto percentual.