Dados Estados e Regiões

11ª edição / 2021

Com pouco mais de 3,3 milhões de habitantes, Alagoas possui três mesorregiões com 102 municípios. No estado, 31 IES ofertam cursos presenciais e 51, EAD, um dos poucos que possui mais instituições de ensino ofertando ensino a distância do que cursos presenciais (o número desse tipo de IES, inclusive, cresceu 24,4% em relação a 2018, quando 41 delas ofertavam EAD).

O estado possui taxa de escolaridade líquida (que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) de 13,8%, uma das menores do país. Do total de alunos do ensino superior no estado, 49,4% têm até 24 anos.

66,2% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 72,9% das matrículas são em cursos presenciais

Com um PIB de 54 bilhões de reais e 26,9 mil concluintes no ensino médio, em 2019, o estado de Alagoas registrou 107 mil matrículas no ensino superior: 78,1 mil em cursos presenciais e 29,1 mil na modalidade EAD. 66,2% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas. Em relação às modalidades, 72,9% das matrículas são em cursos presenciais.

As matrículas presenciais seguem a tendência de decréscimo do país. De 2018 para 2019, elas caíram 5,4% (na rede privada, a queda foi de 5,7%). Na modalidade EAD, houve um aumento de 20,3% das matrículas no estado de 2018 para 2019, com crescimento de 32,3% na rede privada.

Em 2019, Alagoas registrou 31,9 mil ingressantes na rede privada. Nos cursos presenciais da rede privada, houve decréscimo de 8,1% de ingressantes de 2018 para 2019; na modalidade EAD privada, o aumento no mesmo período foi de 10,7%, superando o número de calouros dos cursos presenciais.

A taxa de evasão do estado é de 27,8% nos cursos presenciais e 34,0% nos cursos EAD.

Entre os cursos mais procurados na rede privada de Alagoas, Direito e Enfermagem lideram na modalidade presencial, com 10,4 mil e 4,3 mil matrículas, respectivamente (ambos os cursos registraram pequena queda de alunos em relação a 2018). Na modalidade EAD, Pedagogia teve 8,5 mil matrículas em 2019 na rede privada, um crescimento de 51,4% em relação a 2018.

Confira mais dados sobre o ensino superior de Alagoas nos gráficos e tabelas apresentados seguir.

Matrículas

A representatividade de Alagoas no número de matrículas total do país é de 1,2%. Em relação ao Nordeste, esse percentual sobe para 5,7%.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2019. IES que oferecem cursos presenciais – 2019.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2019. IES que oferecem cursos EAD – 2019.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp

Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp

Apesar do aumento de matrículas verificado em 2018, elas voltaram a cair em 2019. A rede privada detém a maior parte dos estudantes dos cursos presenciais de Alagoas, 56,4%, um índice abaixo da média nacional.
O aumento das matrículas presenciais de 2009 a 2019 foi de 27,9%. No caso da rede privada, o número de alunos cresceu 27,3% no mesmo período, um pouco menor do que registrado pela rede pública (28,7%).

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp

92,7% dos estudantes da modalidade EAD de Alagoas estão matriculados na rede privada.
O salto das matrículas nos cursos EAD de 2009 a 2019 foi de 85,1%; esse aumento foi puxado pela rede privada, que registrou crescimento de 114%.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp

Taxa de Evasão

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE (No Censo da Educação
Superior de 2019, o INEP utilizou a classificação CINE: Código de identificação do curso, a partir de
uma adaptação da metodologia internacional de classificação Eurostat/ Unesco/ OCDE).

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2020

Pós-Graduação

Alunos de Especialização de Nível Superior

Fonte: Instituto Semesp

Em 2019, 27,3% dos alunos matriculados em uma pós-graduação no estado frequentavam um curso de especialização (Lato Sensu) na modalidade EAD, com uma queda de 13,9% das matrículas em relação a 2018 e de 2,7% em relação a 2016.
Na modalidade presencial, no comparativo com 2016, houve crescimento de 19,9% das matrículas, mesmo percentual de aumento registrado em relação a 2018.
Em números totais, o crescimento de 2016 para 2019 nas matrículas em cursos de pós-graduação foi 12,7%.
As matrículas em especializações de nível superior sofreram acréscimo de 39,5% na rede privada de 2019 para 2020. A rede pública registrou diminuição
de 14,5% nas matrículas.

Alunos na Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp

Financiamento

Ingressantes com Financiamento Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

De acordo com os dados de 2019, 44,4% dos ingressantes em cursos presenciais no ensino superior privado de Alagoas possuíam algum tipo de financiamento reembolsável e/ou não reembolsável.
O estado registrou acréscimo de 2,5 pontos percentuais na participação de calouros com financiamento reembolsável próprio das IES em comparação com 2018. A participação de ingressantes com FIES registrou decréscimo de 1,1 ponto percentual no mesmo período. Entre 2014 e 2019, a queda brusca na participação de ingressantes com FIES foi de 32,5 pontos percentuais.

Ingressantes com Financiamento Não Reembolsável

Fonte: Instituto Semesp

Alagoas registrou acréscimo de 9,0 pontos percentuais na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES entre 2018 e 2019. No mesmo período, a participação de ingressantes com ProUni parcial ou integral teve queda de 1,3 ponto percentual. Entre 2014 e 2019, o crescimento na participação de ingressantes com financiamento não-reembolsável das próprias IES foi de 23,4 pontos percentuais. O decréscimo na participação de ingressantes com ProUni no mesmo período foi de 0,7 ponto percentual.