Dados Estados e Regiões

10ª edição / 2020

Com 3,5 milhões de habitantes distribuídos em quatro mesorregiões e 167 municípios, o Rio Grande do Norte registrou, em 2018, 118 mil matrículas no ensino superior nas modalidades presencial e EAD, tendo um pequeno aumento em relação a 2017 (1,1%). Apesar desse pequeno crescimento, a taxa de escolarização líquida (que mede o total de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) ainda é menor do que a média nacional (17,9%): 15,1%.

Com 29 IES que ofertam cursos presenciais, o estado registrou queda de matrículas no comparativo de 2017 com 2018, passando de 100 mil estudantes para 97,2 mil (2,8% de decréscimo). A rede privada foi responsável por esse percentual de perda, caindo 7,0% no período, passando de 51,8 mil alunos para 48,1 mil.

O Rio Grande do Norte é um dos poucos estados a ter mais alunos
presenciais matriculados na rede pública do que nas IES privadas

Seguindo a tendência atual, o estado apresentou crescimento de matrículas na modalidade EAD. Com 35 IES que ofertam cursos a distância, o estado teve salto de 25,0% no número de alunos no comparativo com 2017: foram 20,6 mil matrículas em 2018 contra 16,5 mil em 2017.

A Região Leste Potiguar lidera o número de alunos matriculados no ensino superior tanto nas modalidades presenciais (64,5%) quanto EAD (52,9%), possuindo mais da metade do contingente de estudantes em IES do Rio Grande do Norte.

Em 2018, o estado registrou 45,1 mil ingressantes no ensino superior nas modalidades presencial e EAD. Na primeira, foram 30,4 mil ingressantes, perda de calouros tanto na rede privada quanto pública, em relação a 2017. No EAD, o número de ingressantes foi de 14,8 mil, concentrados na rede privada (95,8%). De 2017 para 2018, o aumento de ingressantes EAD na rede privada foi de 42,3%.

A taxa de evasão do estado é de 24,9% nos cursos presenciais e 36,0% nos EAD, registrando uma queda na modalidade presencial no comparativo com 2017, quando foi de 27,5%, e aumentando no ensino a distância (34,3%).

Entre os cursos mais procurados na rede privada do Rio Grande do Norte, Direito e Enfermagem possuem mais estudantes na modalidade presencial, 8,8 mil e 3,9 mil, respectivamente. Na modalidade EAD, Pedagogia é líder com 3,1 mil matrículas.

Confira mais dados sobre o ensino superior do estado do Rio Grande do Norte nos gráficos e tabelas apresentados a seguir.

Matrículas

A representatividade do Rio Grande do Norte no número de matrículas total do país é de 1,4%. Em relação ao Nordeste, esse percentual sobe para 6,5%.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2018. IES que oferecem cursos presenciais – 2018.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2018. IES que oferecem cursos EAD – 2018.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp

Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp

49,5% dos estudantes presenciais estão na rede privada. O Rio Grande do Norte é um dos poucos estados em que essa inversão acontece.
O crescimento das matrículas presenciais nos últimos 10 anos (de 2009 a 2018) foi de 17,0%. Na rede privada, esse número foi ainda menor (11,6%).

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp

89,4% dos estudantes da modalidade EAD do estado do Rio Grande do Norte estão matriculados na rede privada.
As matrículas nos cursos EAD nos últimos 10 anos (de 2009 a 2018) cresceram 211%, saltando de 6,6 mil para 20,6 mil; esse aumento foi concentrado na rede privada (580%).

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp

Taxa de Evasão

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE (No Censo da Educação
Superior de 2018, o INEP utilizou a classificação CINE: Código de identificação do curso, a partir de
uma adaptação da metodologia internacional de classificação Eurostat/ Unesco/ OCDE).

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2019