Dados Brasil

10ª edição / 2020

Dados Brasil – 10ª edição / 2020

Mercado de Trabalho para Formados

Mercado de Trabalho para Formados

Devido ao importante papel que o ensino superior exerce sobre o mercado de trabalho e a capacitação profissional, selecionamos algumas informações com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) com o objetivo de mostrar a relação entre a empregabilidade e o ensino superior, com destaque para estoque de empregos, além de salários, áreas de formação e profissionais admitidos nos últimos anos.

Em 2018, o Brasil tinha, aproximadamente, 46,6 milhões de trabalhadores; 23,0% deles tinham o ensino superior completo. Entre 2014 e 2018, o número de empregos formais para os empregados com ensino superior completo aumentou 10,9%, chegando a 10,7 milhões. Para trabalhadores com ensino fundamental, houve queda consecutiva nos últimos cinco anos. Já a empregabilidade entre os profissionais com ensino médio completo apresentou queda durante o período de crise econômica (até 2016) e uma melhora nos anos de 2017 e 2018, voltando ao mesmo patamar de 2014.

O percentual de pessoas com 25 anos ou mais na população brasileira com ensino superior completo chegou a 17,2% em 2019

Empregabilidade x Grau de Instrução

Fonte: Instituto Semesp

Os dados do gráfico a seguir mostram que, quanto maior o grau de escolaridade, maior a média salarial mensal do trabalhador. Um profissional com ensino superior completo, em 2018, recebeu uma remuneração média de aproximadamente 6 mil reais mensais, quase três vezes o valor médio de um empregado com apenas o ensino médio.

Remuneração Média (em Reais) x Grau de Instrução Brasil (a preços de dez/2018)

Fonte: Instituto Semesp

Com a crise, a partir de 2015, houve uma redução na variação do número de empregos formais no Brasil. Nesse mesmo período, aqueles que possuíam o ensino superior completo foram os menos afetados, cuja variação se manteve estável, conforme gráfico abaixo.

Evolução do Saldo de Empregos

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: O gráfico mostra a variação no saldo de empregos formais (dez 2008 = Base 100)

De acordo com dados do Caged, os admitidos no período de janeiro a dezembro de 2019 foram em sua grande maioria, mulheres, principalmente na faixa etária de 25 a 34 anos. No entanto, entre aqueles com maior idade (55 anos ou mais), a maior parte dos admitidos é de homens.

Em compensação, quanto ao rendimento médio mensal, a tendência se inverte, com os salários maiores entre os admitidos do sexo masculino, independentemente da idade. Outra observação está na pouca variação dos salários médios entre as faixas etárias no sexo feminino.

Admitidos com Ensino Superior Completo e Salário Médio x Faixa Etária x Gênero

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: Para o cálculo, o valor do salário foi padronizado com base em uma carga de trabalho de 40 horas semanais.

Salário Médio dos Admitidos no 1º Emprego com
Idade entre 24 e 30 anos – Brasil – 2019

Fonte: Instituto Semesp

Obs.: Para o cálculo, o valor do salário foi padronizado com base em uma carga de trabalho de 40 horas semanais.

No Brasil, os admitidos com idade de 24 a 30 anos, em 2019, que tiveram um maior rendimento médio na primeira contratação formal foram os da área de Saúde, como Medicina e Odontologia. Os admitidos nas áreas dos cursos com maior número de alunos, como Direito e Administração, apresentaram salários médios de aproximadamente 4 mil reais e 2,5 mil reais, respectivamente.

Confira a seguir o gráfico com a evolução do saldo de empregos e variação dos salários médios dos admitidos. O saldo de empregos (admitidos menos demitidos) dos profissionais com ensino superior completo apresentou recuperação a partir de meados de 2017, por exemplo. O rendimento médio dos admitidos também ficou menor, com uma pequena melhora nos últimos anos.

Profissionais com Ensino Superior Completo

Fonte: Instituto Semesp