Dados Brasil

10ª edição / 2020

Dados Brasil – 10ª edição / 2020

ENEM

ENEM

Em 2019, 7,47 milhões de estudantes estavam matriculados no Ensino Médio. Em média, cerca de 2 milhões de alunos se formam no ensino médio anualmente. Desses, apenas uma parte entra no ensino superior, ficando um contingente de cerca de 1,5 milhão de jovens entre 18 e 24 anos de fora. Esses números mostram o potencial que pode ser explorado pelo setor, historicamente atrasado e excludente em termos de acesso.

Além dos jovens concluintes do ensino médio, o ensino superior tem como público potencial uma população mais velha que não conseguiu fazer a graduação quando jovem, perfil que tem optado pela modalidade EAD.

Mesmo em um cenário de crise, é possível afirmar então que o ensino superior brasileiro tem espaço para crescer. É preciso, solucionar, no entanto, questões como a exclusão de parte da população, principalmente no que se refere à classe C, que não consegue uma vaga gratuita no ensino público por causa da educação ruim ou da alta concorrência por vagas, nem está apta para ser contemplada por programas de financiamento como o Fies ou Prouni (destinados às classes D e E).

Fonte: Instituto Semesp