Mapa do Ensino Superior

10ª edição / 2020

Mapa do Ensino Superior

​O Mapa do Ensino Superior no Brasil completa 10 anos. A edição 2020 marca o aniversário de uma década dessa relevante publicação que foi criada pela Assessoria Econômica do Semesp com o objetivo de compilar uma gama de dados de fundamental importância para o entendimento do cenário do ensino superior no país.

Ao longo de sua história, o Mapa começou pequeno e com foco no estado de São Paulo. O crescimento do setor e a evolução do próprio Semesp como entidade demandaram mudanças, e o documento passou a apresentar gráficos, tabelas e estatísticas de todo o Brasil, abraçando um caráter nacional que é, atualmente, sua marca registrada.

Outra mudança incorporada ao Mapa do Ensino Superior no Brasil foi a adoção de capítulos especiais a cada nova edição. Discutimos os cursos de Engenharia, apresentamos dados sobre as instituições de ensino superior da rede privada, falamos sobre as graduações tecnológicas e antecipamos quais serão as profissões do futuro, por exemplo. Em 2020, o capítulo especial do Mapa se debruça sobre uma série de informações sobre o perfil dos alunos que estão cursando o ensino superior.

Nesses 10 anos, acompanhamos muitas transformações no ensino superior. O crescimento e atual declínio dos programas de financiamento estudantil do Governo Federal, por exemplo. A expansão das matrículas dos cursos de ensino a distância, que aumentam a cada ano, enquanto a modalidade presencial perde alunos.

Nem tudo, no entanto, mudou. A taxa de escolarização líquida do país, que mede o total de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária, continua baixa (17,9%) e distante da Meta 12 do Plano Nacional de Educação, que estabeleceu como objetivo o percentual de 33% até 2024.

Instituto Semesp

A partir de 2020, o Mapa de Ensino Superior no Brasil passa a ser produzido pela equipe do Instituto Semesp, um centro de inteligência analítica criado pelo Semesp com o objetivo de compartilhar para pesquisadores, educadores, gestores privados e públicos, jornalistas e para a sociedade em geral informações relevantes e confiáveis que lhes permitam tomar decisões, estabelecer estratégias ou formular políticas públicas, visando o desenvolvimento da educação superior.

A equipe do Instituto Semesp usou como guia para a elaboração do Mapa do Ensino Superior 2020 os dados do Censo da Educação, referentes a 2018, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2019 e outras fontes como IBGE, microdados do ENEM e do PROUNI, Big Data Analytics, entre outros.

 

Dados Brasil

Dados
Estados e Regiões

Capítulo Especial

Perfil do Aluno de Graduação

Download

Baixe o documento completo