DIÁRIO
OFICIAL DA UNIÃO Nº 215 – 08/11/2007 – SEÇÃO 1 – PG. 12.

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

 

PORTARIA
Nº 1.051, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2007

 

Aprova,
em extrato, o instrumento de avaliação do INEP para autorização de curso
superior na modalidade de educação a distância.

 

O
MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista a
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Plano Nacional de Educação, aprovado
pela Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, a Lei nº 10.861, de 14 de abril de
2004 e os Decretos nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, nº 5.773, de 9 de maio
de 2006, resolve

 

Art.
1º Aprovar, em extrato, o Instrumento de Avaliação do INEP para
autorização de curso superior na modalidade de educação a distância, anexo a
esta Portaria.

Art.
O instrumento a que se refere o art. 1º será utilizado na
avaliação de projetos de cursos superiores para oferta na modalidade de
educação a distância, e será disponibilizado na íntegra, na página eletrônica
do MEC, em www.mec.gov.br, opção educação a distância.

Art.
Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

FERNANDO
HADDAD

 

 

ANEXO

 

MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO
NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

INSTRUMENTO
DE AVALIAÇÃO PARA AUTORIZAÇÃO DE CURSO SUPERIOR NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA – EXTRATO

 

 

Categorias
de Avaliação

Pesos

1.
Organização Didático-Pedagógica (23 indicadores)

40

2.
Corpo Social (Docentes* e Tutores) (16 indicadores)

45

3.
Instalações físicas (09 indicadores)

15

Total

100

 

OBS:
1/3 do valor deste quesito corresponde ao indicador item 2.2.1

 

 

Dimensão
1 – Organização Didático-Pedagógica

1
Contexto Educacional

2
Objetivos do Curso

3
Perfil do Egresso

4
Número de Vagas

5
Conteúdos Curriculares

6
Metodologia

7
Compatibilização entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e o Curso
Proposto

8
Formação Inicial em EAD

9
Atualização e Adequação das Ementas e Bibliografia dos Conteúdos Propostos para
o Curso Proposto

10
Material Didático Impresso

11
Material Didático Audiovisual para rádio, TV, computador, DVD rom, VHS, etc.

12
Material para Internet (WEB)

13
Articulação e Complementariedade dos materiais impressos, materiais
audiovisuais

ou
materiais para a Internet

14
Materiais Educacionais propiciam a abordagem interdisciplinar e contextualizada

dos
conteúdos

15
Guia Geral para o Estudante

16
Guia de Conteúdos

17
Mecanismos para auto-avaliação dos estudantes nos materiais educacionais

18
Sistema de Avaliação prévia de materiais educacionais

19
Mecanismos Gerais de Interação

20
Processo Continuado de Avaliação de Aprendizagem, inclusive recuperação

21
Sigilo e Segurança nas Avaliações

22
Avaliação do Material Educacional

23
Avaliação da Infra-estrutura de Tecnologia

 

Dimensão
2 – Corpo Social (Docentes e Tutores)

1
Titulação e Formação do Coordenador do Curso

2
Regime de Trabalho do Coordenador do Curso

3
Composição e funcionamento do Colegiado de Curso ou equivalente

4
Tempo de Experiência Profissional do Coordenador de curso

5
Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico aos Docentes

6
Titulação Acadêmica dos Docentes

7
Experiência Acadêmica na Educação superior e experiência profissional

8
Qualificação/Experiência em EAD

9
Regime de Trabalho (docentes)

10
Produção Intelectual

11
Titulação dos Tutores

12
Qualificação dos Tutores em EAD

13
Regime de trabalho (tutores)

14
Equipe Docente/Tutores para atendimento dos estudantes nas atividades didáticas

15
Relação Tutores/Estudantes para atendimento em atividades a distância

16
Relação Tutores/Estudantes para atendimento em atividades presenciais (inclusive
as obrigatórias)

 

Dimensão
3 – Instalações Físicas

1
Sala de Professores, sala de tutores e sala de reuniões

2
Gabinete de trabalho para professores

3
Instalações para equipe de tutores

4
Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (audiovisuiais e multimídia)

5
Laboratórios especializados no pólo para realização de atividades presenciais (inclusive
as obrigatórias)

6
Livros da Bibliografia básica e complementar

7
Periódicos especializados

8
Livros da bibliografia básica no pólo

9
Livros da bibliografia complementar no pólo de apoio presencial

 

Requisitos
legais

Coerência
dos conteúdos curriculares com as DCN

Estágio
supervisionado

Trabalho
de Curso

Carga
horária mínima e tempo mínimo de integralização

Disciplina
optativa de Libras

Condições
de acesso para portadores de necessidades especiais

Condições
que garantam a realização de atividades presenciais obrigatórias nos pólos de
apoio presencial para os primeiros 50% do tempo de duração do curso

Aprova, em extrato, o instrumento de avaliação do INEP para autorização de curso superior na modalidade de educação a distância.