O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje o edital com informações sobre a edição do segundo semestre do Financiamento Estudantil (FIES). Sobre a ampliação da faixa limite de renda do aluno, poderão participar do programa estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, o limite anterior era de 2,5 salários.

Além disso, o governo federal também anunciou abertura de 75 mil vagas para o programa, 10 mil a mais da quantidade de vagas oferecidas no segundo semestre do ano passado.

O processo de seleção dos alunos acontecerá entre 24 e 29 de junho, o resultado será divulgado dia 30 e as inscrições começam no dia seguinte, 01 de julho.

Dentre as mudanças aprovadas, destacamos a mudança para as vagas remanescentes:

  • No período de 12 a 18 de agosto de 2016 – poderão se inscrever qualquer aluno que se candidatou anteriormente e não conseguiu por algum motivo: nota de corte, não formação de turma, perda de prazo, etc. Nesse caso, basta o aluno ter feito 450 pontos no Enem e não zerar na redação, preencher as condições socioeconômicas e o curso ter vaga;
  • No período de 19 a 26 de agosto de 2016 – o aluno poderá se inscrever em outra IES, caso não tenha conseguido vaga na que optou. Nesse caso também basta o aluno ter 450 pontos e não zerar na redação, preencher as condições socioeconômicas e o curso ter vaga;
  • No período de 19 de agosto de 2016 a 2 de dezembro de 2016 – tendo vaga do FIES, qualquer aluno já matriculado na IES de opção e que preencha os requisitos necessários (ENEM e renda) poderão se candidatar ao programa. Essa é uma opção para alunos que ficarem inadimplentes no meio do semestre, por exemplo.

A distribuição das vagas remanescentes também ficou melhor. Antes as vagas não preenchidas eram redistribuídas conforme o conceito do curso, agora é conforme a demanda do curso. Se sobrar uma vaga, por exemplo, essa vai para o curso que tem maior demanda dentro do limite solicitado de vagas FIES e não para o que tem conceito maior, mas somente no caso das vagas remanescentes.

Acesse o edital e veja, em detalhes, todas as informações.