Finalizadas às reuniões para discussão das diretrizes do ENADE que contou com a participação de representantes das instituições de ensino nas áreas de licenciaturas e engenharias, conforme apontando pelo INEP em nota divulgada, a seguir colacionada:

A última reunião da Comissão Assessora de Área do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aconteceu nesta sexta-feira, 23, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desde o dia 28 de abril, especialistas em licenciatura e engenharias, áreas que serão avaliadas em 2014, debatem as determinações das competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem considerados nas elaborações das questões do Enade.

A diretora de avaliação da educação superior do Inep, Claudia Maffini Griboski, aponta que as comissões desempenham um papel importante no processo de construção das provas, definindo diretrizes e matrizes e acompanhando a revisão técnica e pedagógica dos itens do Enade.

Os especialistas também vão analisar os itens elaborados para o exame deste ano, além de avaliar a qualidade dessas questões e definir quais delas vão compor o banco de itens.

Os resultados, aliados às respostas do questionário do estudante (instrumento de coleta de informações do Enade, respondido por todos os concluintes inscritos no exame), constituem insumos para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, composto pela nota média dos estudantes; Conceito Preliminar de Curso (CPC), para cada curso, e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que define o conceito para a instituição. Estes indicadores são medidas da qualidade dos cursos e das instituições do país, utilizados, tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior, quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Confira a lista de áreas de graduação do Enade 2014.