Encontro Iberoamericano de Presidentes e Reitores da MetaRed 2025

O Semesp apresentou contribuições e sugestões em vários painéis do Encontro Iberoamericano de Presidentes e Reitores da MetaRed 2025, encerrado na última sexta-feira (28), na Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa, Portugal.

A presidente do Semesp e da MetaRed TIC Brasil, Lúcia Teixeira, representou o Brasil, acompanhada do diretor de Inovação e Redes do Semesp e secretário executivo da MetaRed TIC Brasil, Fábio Reis. O encontro realizado pela MetaRed Universia reuniu gestores e líderes de instituições de ensino superior ibero-americanas pertencentes à rede de tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo com representantes da Espanha, Portugal, México, América Central e países da América do Sul, para discutir temas relacionados à transformação digital, aprendizagem partilhada, mobilidade internacional e o desenvolvimento de soluções inovadoras para o ecossistema universitário, além da apresentação de propostas e sugestões para a agenda 2026 da MetaRed.

Ao comentar os resultados, a presidente Lúcia Teixeira destacou: “Pudemos contribuir para o espaço ibero-americano de conhecimento, apresentando e ressaltando novos paradigmas de aprendizagem e investigação, para superarmos desigualdades estruturais de nossos países e do mundo. Intensificamos a cooperação acadêmica e científica com várias entidades europeias e ibero-americanas, que estarão com o Semesp e a MetaRed TIC Brasil em nossos próximos eventos e pesquisas”.

“Ressaltamos o impacto da inteligência artificial na gestão, docência, ensino-aprendizagem, pesquisa, e retorno à sociedade e o papel essencial de relevância do ensino superior na direção nesse contexto de ruptura tecnológica. E também a contribuição das instituições de ensino, que devem liderar a questão das mudanças climáticas e da sustentabilidade em nível nacional e mundial, convidando também para o próximo FNESP, que abordará esse tema“, completou a presidente do Semesp.

A partir do debate de alto nível sobre os temas e da partilha de experiências e ideias com o objetivo de reforçar a participação e a cooperação entre entidades representativas das instituições de ensino superior de diferentes regiões e países, foram estreitados os laços do Semesp também com a Associação Portuguesa de Ensino Superior Particular (APESP), em temas como a internacionalização e os desafios estratégicos do ensino superior privado nos países ibero-americanos e lusófonos.