O curso de Enfermagem das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA), em parceria com a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Ressurreição, de Catanduva, estará, entre 24 de julho e 02 de agosto, em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha (MG), para participar do projeto Vamos ao Meio.

Na quinta participação desse programa social, as alunas do 4º ano da turma serão coordenadas pela Prof.ª Márcia Maria Anselmo Correa.

As estudantes realizam um trabalho educativo com as famílias da zona rural sobre controle de natalidade, exame de mama, coleta de papanicolau, gravidez na adolescência e cuidados com a água, pois elas ficam praticamente isoladas.

Entre as atividades assistenciais, a equipe faz o controle de glicemia e da pressão arterial, curativos e cuidados com puérperas e recém nascidos. Os casos de urgência são encaminhados, através da Pastoral da Saúde, para atendimento médico na cidade de Teófilo Otoni.

No atendimento domiciliar, a equipe realiza atividades que abordam diversos temas, como a saúde da mulher, auto-exame de mama, prevenção do câncer ginecológico e DST/AIDS e saúde ambiental. As alunas orientam as famílias a ter cuidados com a água e parasitoses, com a saúde e a higiene corporal e bucal.

No ano passado, a equipe do curso de Enfermagem da FIPA atendeu 640 pessoas na cidade, na zona rural e povoados.

O projeto Vamos ao Meio foi premiado na 2ª edição do Prêmio Cidadania sem Fronteiras, em 2008, na área da saúde. O prêmio foi estabelecido pelo Instituto da Cidadania Brasil e pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo.