O Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo – SP, foi tomado no início do mês de junho por cerca de 7 mil médicos e cientistas de 87 países para discutir temas como Implante Coclear, mapeamento genético da audição e microcirurgias, entre outros. Na oportunidade, foi realizado, pela primeira vez no Brasil, o XIX Congresso Mundial de Otorrinolaringologia da IFOS (International Federation of Otorhinolaryngological Societies), organizado pela ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial).

O professor da disciplina de Otorrinolaringologia e coordenador do curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp – Dr. Luiz Carlos Alves de Souza, representando a Universidade, integrou o seleto grupo de palestrantes brasileiros no Key Notes Speaker do evento. Ele abordou o tema: Cirurgia da Otite Média Crônica em Ouvido Único, tema polêmico que gerou várias discussões na platéia. Luiz Carlos também foi um dos integrantes da banca examinadora de trabalhos científicos apresentados no Congresso, além de ter lançado o livro “Eletrofisiologia da Audição e Emissões Otoacústicas – Princípios e Aplicações Clínicas”, de sua autoria em parceria com os médicos Marcelo Ribeiro de Toledo Piza, Kátia de Freitas Alvarenga e Pedro Luiz Cóser, obra sobre o tema, inédita em idiomas português e espanhol, que é voltada para palestrantes e profissionais da saúde e que já está com sua primeira edição praticamente esgotada.

Para a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, o Congresso reuniu – durante cinco dias – cerca de 7 mil congressistas, sendo 2 mil estrangeiros de 87 países, numa grade de palestras recheada de temas de interesse publico, que poderão ser grandes ícones da medicina mundial num futuro muito próximo. Tudo o que há de mais novo no mundo foi discutido em todos os setores da Otorrinolaringologia.

Curso na Unaerp vai abordar como diagnosticar problemas de audição

Nos dias 26 e 27 de junho de 2009 será realizado na Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp, o curso de especialização em Eletrofisiologia da Audição e Emissões de Otoacústicas, oportunidade em que também será lançado o livro “Eletrofisiologia da Audição e Emissões Otoacústicas – Princípios e Aplicações Clínicas”, de autoria do médico e professor Luiz Carlos Alves de Souza (coordenador do Curso de Medicina da Unaerp) e dos médicos: Marcelo Ribeiro de Toledo Piza, Kátia de Freitas Alvarenga e Pedro Luiz Cóser, obra voltado para palestrantes e profissionais da saúde.

O curso é voltado para médicos Otorrinos e para Fonoaudiólogos, e tem carga horária de 12 horas.

Mais informações: www.clinicapaparella.com.br ou (16) 3610.8459.