Fonte: Incrível e Porvir – Escolas Finlandesas apostam em inovação e comprometimento

Situada na cidade finlandesa de Espoo, a escola Saunalahti chama atenção pelo design inovador e um projeto de arquitetura dificilmente utilizado em instituições de ensino. Com escolas primárias e secundárias, a política da escola permite que cada criança sente-se no lugar que quiser e a comunicação entre os alunos é estimulada.

A área total da escola ainda conta com espaço da pré-escola, clube estudantil, teatro, restaurante, biblioteca, ginásio de esportes, e muito mais. As crianças também trabalham em grupos e utilizam um computador que substitui a lousa e está conectado a uma rede comum.

Ainda na Finlândia, o programa “Destino Educação – Escolas Inovadoras”, realizado pelo canal Futura com a consultoria do Porvir/Inspirare, visitou a Ritahaju Schoool, localizada na cidade de Oulu.

Com um pouco mais de 1000 alunos, a instituição oferece um espaço que, além do aprendizado, pode ser utilizado para a comunidade se reunir e interagir. O modelo de personalização de ensino frisa a importância dos professores entenderem o quanto um aluno é diferente do outro. Nos intervalos os estudantes podem frequentar salão de jogos, restaurantes, ginásios e até mesmo a área externa da escola.

Os destinos da 9°Missão Técnica Internacional serão as cidades Helsing, na Finlândia, e Conpenhagen, na Dinamarca. Os participantes poderão conhecer de perto a rotina de instituições como estas e participar de apresentações e atividades com os profissionais de educação desses países.