Héctor Escamilla e Markku Wilenius vão compartilhar experiências e estudos que apontam o caminho para o desenvolvimento das instituições e avanço da oferta de ensino hibrido, com foco na cultura da felicidade e bem-estar, na sexta-feira (16), em São Paulo

O Semesp realiza, no próximo dia 12, o 3º Seminário O Futuro do Ensino Superior, a partir das 9h, em São Paulo, para debater com especialistas em educação e líderes do setor as tendências e inovações para a educação superior. Na programação, estão Héctor Escamilla, reitor da Universidade Tecmilenio, no México, e o prof. Markku Wilenius, diretor do Centro de Pesquisa de Futuros da Finlândia, Universidade de Turku, e professor-chefe da UNESCO para Estudo de Futuros, entre outros especialistas (veja abaixo a programação completa).

A Universidade Tecmilenio nasceu em 2002 e, em 2012, refez seu planejamento estratégico e a missão institucional. A instituição prioriza o bem-estar e a felicidade dos alunos. Há inclusive um instituto responsável por ampliar a cultura da felicidade e do bem-estar.

Hoje, a Tecmilenino conta com 60 mil estudantes, sendo 60% jovens e 40% adultos. O plano é que, em 2025, a instituição tenha 160 mil estudantes e conte com 60% de adultos e 40% jovens. Há um avanço na oferta de ensino híbrido e nos cursos EAD. Em razão de sua expansão, modelo acadêmico e foco na felicidade, a Tecmilenio já foi tema de reportagem da Times Higler Education, da OCDE, das Nações Unidas e do Ranking QS, um dos mais reconhecidos no mundo.

Em sua apresentação, o professor Markku Wilenius compartilhará as descobertas de Estudos Futuros em questões centrais para Instituições de Ensino Superior, como Quais são as competências do futuro? O que e como devemos ensinar em nossas Instituições de Ensino Superior para preparar nossos alunos para esse futuro incerto? Como crescemos e nos desenvolvemos como sociedades? Quais são as possibilidades para o futuro da educação?

“O objetivo do seminário é oferecer às instituições uma análise sobre o futuro do ensino superior”, esclarece Fábio Reis, diretor de Inovação e de Redes de Cooperação do Semesp. “Para isso, o evento trará um olhar qualificado sobre esses temas que já são uma realidade para o setor educacional, fortalecendo a competitividade institucional e promovendo a sustentabilidade e o funcionamento das IES”, afirma.

O evento é uma iniciativa do GT de Inovação do Semesp e conta com o apoio da Fiap e do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito

Serviço
Data: 16/08/2019
Horário: Das 9h às 18h
Local: FIAP – Av. Lins de Vasconcelos, 1264 – 8º andar | São Paulo – SP

Programação
8h30
Credenciamento e Welcome Coffee

9h00
Abertura – Boas-vindas
Wagner Sanchez – Diretor Acadêmico FIAP
Fábio Reis – Diretor de Inovação e Redes de Cooperação Semesp
Rodrigo Capelato – Diretor Executivo Semesp

9h15
Assinatura de termo de parceria do Semesp com a Wadhwani Foundation

9h25
Todos nós percebemos o futuro do ensino superior da mesma forma? Vamos descobrir?
Facilitadores do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP
Guilherme Forma Klafke – Líder de Projeto do CEPI

09h40
Inovações do ensino a partir da experiência mexicana
Hector Escamilla – Reitor da Universidad Tecmilenio

10h40
STORYTELLING – Os cursos universitários do futuro: explorando tendências da inovação
Atividades em grupo no 5° andar, dirijam-se a salas conforme a cor da sua pulseira.
Facilitadores do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP
Guilherme Forma Klafke – Líder de Projeto do CEPI

12h00 às 14h00
Almoço

14h00
Inovações do ensino a partir da experiência finlandesa
Palestrante: Prof. Markku Wilenius – Diretor do Centro de Pesquisa de Futuros da Finlândia e Professor-Chefe da UNESCO para Estudo de Futuros

15h00
Open Talk | Futuro do Ensino Superior: Desafios e cenários
Hector Escamilla e Prof. Markku Wilenius
Representantes dos grupos da dinâmica
Bate-papo com a Dra. Idalí Salas, Diretora de Vinculação e Projetos Estratégicos da Tec de Monterrey
30 vagas por ordem de chegada
Discutir experiências e possíveis parcerias com IES interessadas e que tenham sinergia

16h30
Bye Bye Coffee

16h30
Encerramento

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br e http://uc.semesp.org.br.