O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior inicia no próximo dia 1º de maio, o curso EAD “Estratégia Empresarial aplicada ao Ensino Superior”, em parceria com a Fundação Instituto Administração (FIA). O curso, com uma carga horária de 18 horas, oferece as melhores práticas em estratégia de negócios contextualizadas ao setor de ensino superior privado, utilizando ferramentas que podem ser imediatamente incorporadas no dia a dia do profissional.

“O objetivo desse curso é capacitar os profissionais e gestores das instituições de Ensino Superior para aplicação dos conceitos, práticas, técnicas e ferramentas gerenciais mais atualizados em Gestão e Estratégia, preparando-os para implementar e gerenciar processos estratégicos em suas organizações”, adianta o coordenador da Universidade Corporativa Semesp, prof. Dr. Marcio Sanches.

Segundo Sanches, podem participar da capacitação profissionais da área financeira que atuam em Instituições de Ensino Superior e buscam reciclagem e especialização ou que atuam em outras áreas da IES, mas que percebem a necessidade do conhecimento sobre Matemática Financeira, além de ingressantes na área financeira em IES que precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções.

Os principais conceitos do curso serão explicados com ênfase em videoaulas. As aulas terão dinâmica muito próxima das presenciais e o material de apoio será exclusivo para o curso, associado aos vídeos. O tutor auxiliará o aluno na resolução de dúvidas. Os Quizzes fixarão o conteúdo e reforçarão a aprendizagem. O Fórum estimulará debates, troca de ideias e conhecimento e os estudos de caso aproximarão o aluno da teoria a prática.

O conteúdo do curso é dividido em: Estratégia Empresarial: definição de planejamento estratégico; As questões fundamentais do planejamento estratégico e benefícios; Planejamento estratégico X plano de negócios; Elaboração de diagnóstico; Análise do ambiente externo: identificação de ameaças e oportunidades; Identificação de fatores críticos de sucesso do negócio; Análise dos pontos fortes e fracos das funções empresariais e análise das vantagens competitivas; BSC – Balanced Scorecard. Estudos de casos e aplicações para Instituições de Ensino Superior.

“A FIA entra com a produção, operacionalização e certificação dos cursos e o Semesp completa as aulas com mais duas horas de cases específicos do ensino superior”, explica Carlos Eduardo Furlanetti, diretor de cursos do LabFin Provar, da FIA. Segundo Furlanetti os cursos da FIA em EAD são dinâmicos e têm como vantagens “um aprendizado para adquirir conhecimento aplicado no dia a dia melhorando resultados; cursos considerados no índice da Financial Times com os melhores das 30 maiores escolas do país e ainda um modelo que privilegia aulas com mestres e doutores renomados e otimamente avaliados em cursos presenciais”.

Serviço:

Estratégia Empresarial aplicada ao Ensino Superior

Início: dia 1º de maio

Inscrições

Dúvidas encaminhar e-mail: [email protected] Telefone: (11) 2069-4444.

Associado Semesp: R$ 540,00

Não-associado: R$750,00

Professor: Edson Barbero – é Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP. Graduação em Engenharia de Produção USP. É professor nos programas de MBA e Pós-graduação da Fundação Instituto  de Administração (FIA). É professor do Mestrado Profissional da FECAP. Atuou também como “guest speaker” da University of La Verne (EUA). Áreas de especialidade: Estratégia Competitiva, Inteligência de Negócios e Marketing Estratégico. Foi diretor da Associação Nacional de MBAs e possui cursos de curta duração na University of La Verne, HSM e Havard Business School.

Sobre a Universidade Corporativa Semesp

Criada em junho de 2014, pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, a Universidade Corporativa Semesp tem como objetivo capacitar e qualificar os profissionais de instituições de ensino superior, difundindo conhecimentos, técnicas e valores considerados fundamentais para o sucesso do ensino superior no Brasil. Desde sua criação já formou e capacitou cerca de 200 profissionais.

Portal: www.uc.semesp.org.br

Sobre o Semesp:

Fundado em 1979, o Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior  congrega mais de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Convergência Comunicação Estratégica

(11) 2069-4419 / [email protected]