A Universidade Corporativa Semesp acaba de fechar parceria inédita com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado da Bahia/Associação Baiana de Mantenedores de Ensino Superior (Semesb/Abames – www.semesb.com.br), visando levar a expertise do seleto quadro de profissionais da universidade aos reitores e profissionais da educação superior, associados ao sindicato.

O primeiro curso presencial, “Formação de Operadores de Fies”, será no próximo dia 9 de fevereiro, das 9h às 18 horas, e é direcionado a profissionais membros da Comissão de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSA), gestores e demais profissionais que estejam se capacitando para atuação nessa área. Tem como objetivo formar e aperfeiçoar profissionais responsáveis pela operacionalização e gestão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) nas instituições de ensino superior privadas, visando a melhoria nos processos internos, no atendimento aos estudantes beneficiários e na gestão financeira do programa.

“Esse curso é muito procurado pelos profissionais que cuidam da parte técnica do Fies, só que oferecíamos apenas em São Paulo. Grandes parcerias como essa, com o Semesb/Abames vão beneficiar muitos profissionais das IES, não só da Bahia mas de outros estados e regiões do Brasil, e melhorar a gestão das mesmas reduzindo custos com capacitação em outros estados”, diz o coordenador da Universidade Corporativa Semesp, prof. Dr. Marcio Sanches.

“Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES de todo o país, discussão de casos e orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão do SisFIES, e que a CPSA não tem pró-atividade para resolver, o curso detalha como se dá a aplicação prática das normas do Fies e de como evitar erros técnicos que impedem a renovação e inscrição de novos contratos”, adianta o professor Alexandre Mori, consultor da Assessoria de Financiamento do Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, que já ministrou em apenas um ano do curso, quatro turmas sempre lotadas em São Paulo. “O Fies esse ano vai sofrer mudanças e temos de preparar os profissionais das IES para saber gerir melhor os contratos”, finaliza.

Já para o superintendente executivo do Semesb/Abames, professor Gilberto Martins, “há muito tempo o segmento de ensino superior privado da Bahia carece de uma aproximação maior com os grandes centros de ensino, como São Paulo e Brasília, para uma melhor interação e troca de conhecimento e  desenvolvimento de suas ações regionalmente. Com a recente emancipação do sindicato, em seu primeiro ano, firmou  uma parceria com o Semesp, por meio de sua Universidade Corporativa, é fundamental para oferecer a todos os seus associados a oportunidade de ações formativas para capacitar, desenvolver e qualificar habilidades de seus profissionais. Essa parceria também nos proporcionará reflexões, participação em debates, além de nos permitir a  realização de  eventos presenciais, semipresenciais e a distância melhorando cada vez mais nossa qualidade na prestação de nossos serviços”.

Serviço

Curso: Formação de Operação de Fies

Docente: Alexandre Mori, consultor da Assessoria de Financiamento do Semesp Acompanhe a entrevista de Mori, sobre dúvidas do Fies, no Facebook do Guia do Estudante: https://www.facebook.com/GuiaDoEstudante/videos/10155016798703069/

Data prevista: 9 de fevereiro de 2017

Horário: 9 às 18 horas

Local: Endereço:  SEMESB/ABAMES – Auditório do Mundo Plaza – Avenida Tancredo Neves, 620 – Caminho das Árvores – Salvador – BA  – CEP 41.820-020

Valor da inscrição: Associados: Semesp/ABAMES: R$ 300,00 / Não Associado: R$ 450,00

Inscrições: http://uc.semesp.org.br/site/cursos/curso-para-operadores-de-fies-2/

Sobre a Universidade Corporativa Semesp 

Criada em junho de 2014, pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – SEMESP, a Universidade Corporativa Semesp tem como objetivo capacitar e qualificar os profissionais de instituições de ensino superior, difundindo conhecimentos, técnicas e valores considerados fundamentais para o sucesso do ensino superior no Brasil. Desde sua criação já formou e capacitou cerca de 400 profissionais.

Portal: www.uc.semesp.org.br

Sobre o Semesp:

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior – Semesp congrega mais de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp. 

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio

Assessora de Comunicação Semesp

(11) 2069-4419 ou cel. (11) 9 4208-7576

[email protected]