A Universidade Corporativa Semesp acaba de fechar parceria inédita com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB que tem 50 anos de história. A parceria visa levar a expertise do seleto quadro de profissionais da universidade aos reitores e profissionais da educação superior associados ao CRUB.

O primeiro curso presencial será no próximo dia 24 de junho, das 9h às 16 horas, na sede de CRUB em Brasília, e detalhará a nova Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que entrou em vigor no começo do ano. “Esse curso é fundamental a todos os profissionais da educação superior porque a medida traz muitos desafios às IES, mas é um passo importante para a integração das pessoas portadoras de necessidades especiais no ambiente universitário e no mercado de trabalho”, diz o coordenador da Universidade Corporativa Semesp, prof. Dr. Marcio Sanches.

Para o presidente do CRUB e reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, esta é uma oportunidade única para que reitores e reitoras associados ao Conselho de Reitores ofereçam uma capacitação e qualificação aos seus profissionais, dos principais temas debatidos nas atuais conjunturas da educação superior. “Essa parceria inédita com a Universidade Corporativa do Semesp vai proporcionar uma nova experiência da abertura do debate e troca de experiências entre os profissionais das instituições de ensino superior que compõe o quadro deste Conselho”, destacou o presidente do CRUB.

Durante a capacitação, os participantes receberão orientações sobre as exigências legais para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais nas IES em diversas acessibilidades como arquitetônica, atitudinal, pedagógica ou metodológica, programática, instrumental, nos transportes, nas comunicações e digital. Além de explicar as novas exigências e como as IES podem se adequar, o curso mostrará a evolução da legislação para inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho e no ensino superior e, também, sobre a possibilidade de recusa de aluno deficiente.

“A Assessoria Jurídica do Semesp participou de uma reunião em Brasília com o senador Paulo Paim, o relator da lei, para conseguir absorver os principais pontos e orientar as IES de como devem se preparar para receber esses alunos”, adianta a prof. dra. Raquel Torcani Carmona, gerente da área.

Segundo dra. Raquel “essa lei trouxe um impacto muito grande para as IES que terão de se adequar às exigências da lei. O mais importante em fazer o curso é o detalhamento de todos esses efeitos e como a instituição de ensino deve se preparar pra receber os alunos e abordar o tema dentro da própria IES”, completa.

Serviço:

A Lei 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Docente: Dra. Raquel Carmona, gerente do departamento jurídico do Semesp

Data prevista: 24 de junho de 2016

Horário: 9 às 16 horas

Local: CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras

Endereço: SCES Trecho 03, Conj. 06, 3º andar, Prédio da Associação Médica de Brasília (AMBr), CEP 70.200-003, Brasília-DF

Valor da inscrição – R$ 350,00 

Inscrições 

Sobre a Universidade Corporativa Semesp 

Criada em junho de 2014, pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – SEMESP, a Universidade Corporativa Semesp tem como objetivo capacitar e qualificar os profissionais de instituições de ensino superior, difundindo conhecimentos, técnicas e valores considerados fundamentais para o sucesso do ensino superior no Brasil. Desde sua criação já formou e capacitou cerca de 400 profissionais.

Portal: www.uc.semesp.org.br

Sobre o Semesp:

Fundado em 1979, o Sindicato das  Mantenedoras de Ensino Superior congrega mais de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Sobre o CRUB: 

Criado em 30 de abril de l966, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB foi concebido para promover o intercâmbio e a cooperação entre as universidades brasileiras. O CRUB é a única entidade a congregar e a batalhar por todos os segmentos da Educação Superior e a representar todos os reitores e reitoras do Brasil. Em 2016 o Conselho de Reitores vive um momento especial e propício de sua história, um tempo de reflexão sobre os 50 anos de sua luta, desafios e conquistas para a Educação Superior no Brasil. Ao longo dessas cinco décadas o CRUB vem se afirmando, cada vez mais, como intermediador de estudos e debates das grandes questões da educação superior no Brasil. Para saber mais sobre o Conselho, acesse www.crub.org.br; www.facebook.com/Conselhodereitores ou www.instagram.com/crub_50/.  

Atendimento à Imprensa:

Convergência Comunicação Estratégica

Ana Purchio

Assessora de Comunicação Semesp

(11) 2069-4419 ou

[email protected]

Fernando Pinto

Assessor de Comunicação do CRUB

(61) 3349–9010 ou (61) 9148-3003

[email protected]