Dois anos após lançar seus três primeiros cursos – Pesquisador Institucional, Coordenador de Curso e Captação de Recursos –, a Universidade Corporativa Semesp comemora em 2016 o sucesso do trabalho de capacitação e qualificação dos profissionais do ensino superior realizado pela instituição, tanto no nível técnico e operacional quanto no gerencial, com novos programas e a marca de 400 profissionais de IES formados em todo o Brasil.

“O sucesso da Universidade Corporativa Semesp pode ser medido pelas parcerias firmadas com instituições nacionais e internacionais que são referência em sua área de atuação”, afirma Marcio Sanches, coordenador dos cursos. Ele destaca os programas realizados com o Babson College dos EUA, na área de empreendedorismo, e com a Universidade de Warwick na Inglaterra, na área de gestão universitária, e no Brasil os.dois novos programas em EAD, na área de gestão de negócios, com a Fundação Instituto de Administração (FIA), uma das melhores escolas de negócios segundo o Financial Times.

Segundo Sanches, “por meio dessa parceria com a FIA a UC Semesp lança, no segundo semestre, dois programas de cinco cursos cada em ensino a distância – Gestão Estratégica de Marketing e Inteligência de Mercado para IES e Gestão Financeira e Controladoria de IES – para reforçar as ferramentas de gestão, aplicadas a empresas e em todos os setores e, mais especificamente, como podem ser usadas para potencializar as IES.”

Outro curso em parceria com a FIA é “Fundamentos de Legislação e Marco Legal”, primeiro curso jurídico desenvolvido 100% na modalidade EAD, e disciplina indispensável aos profissionais que atuam ou querem trabalhar com educação superior e buscam adquirir uma visão panorâmica sobre a legislação, procedimentos e normas específicas no cotidiano das IES. “Esse curso teve início dia 2 de agosto, tem duração de 4 horas, e apresenta uma visão panorâmica do sistema regulatório do ensino superior no Brasil a partir do conhecimento histórico até legislação atual, permitindo que o aluno tenha uma visão global do processo e procedimentos adotados pelas normas específicas direcionadas ao ensino superior”, lembra Sanches.

A Universidade Corporativa Semesp possui também cursos presenciais que têm sido muito procurados como a primeira turma de “Formação de Operadores de Fies”, com lançamento previsto para 1º de setembro. O curso teve tanta procura que lotou uma turma e foi preciso que se criasse a segunda, com lançamento previsto para 2 de setembro.

Cada curso criado na universidade surge em função de pesquisas realizadas junto aos mantenedores de IES, identificando suas necessidades em relação às melhores práticas acadêmicas e de gestão. “O objetivo é atender a demanda das próprias IES, para que se tornem cada vez mais competitivas e, além disso, quanto mais os profissionais forem sendo capacitados, maior será o horizonte de carreira em diversas áreas da educação superior”, conclui Sanches.

Os resultados positivos da capacitação da UC Semesp podem ser medidos por meio dos depoimentos dos próprios alunos. William Moura de Oliveira, assistente de diretoria, ouvidor e gestor de pessoas na Faculdade Eniac fez os cursos Gestão de RH, Gestão de RH Avançada e Coordenadores de Curso. “Sou um divulgador assíduo nas mídias sociais do trabalho da UC Semesp, porque os cursos me ajudaram bastante a olhar o negócio, deram uma visão mais estratégica dos processos, de como lidar com pessoas por meio de práticas aplicadas por outras IES que utilizam Governança Corporativa. A Eniac está implementando a Governança Corporativa e com os cursos agreguei mais valor ao meu trabalho. Hoje o RH não é visto como estratégico pelas empresas, mas com os cursos pude melhorar as práticas de relação com os gestores, com a direção e já implantamos algumas ferramentas de gestão. Os cursos são fundamentais também para quem está entrando em educação superior, um mundo bem diferente do corporativo e cada vez mais é necessário se profissionalizar”.

O pró-reitor da Unifeob – Centro Universitário Octávio Bastos, Carlos Guisasola, que fez quatro cursos presencias na área de EAD, Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas e RH além do curso a distância em Estratégia Empresarial salienta que “o mercado do ensino superior é comprovadamente um dos mais complexos e difíceis de gestão por suas características de regulamentação e legislação, por lidar com uma mão de obra de alta titulação, pela própria complexidade de formar pessoas e pela alta competitividade do setor. Dessa forma é fundamental ter pessoas capacitadas e para isso a Universidade Corporativa Semesp trouxe uma solução que era uma necessidade na maioria das IES.”

André Serotini, consultor jurídico educacional do ‎Centro Universitário Central Paulista – UNICEP, que acompanha as atividades da UC Semesp desde o início, e participou, inclusive, do lançamento da universidade já participou de vários cursos. “Em todos os cursos que participei as temáticas e a experiência dos docentes têm me auxiliado muito no exercício de minha atividade profissional, sem contar, obviamente, com o bom relacionamento e contato com os demais profissionais presentes nestes momentos de proveitosas trocas de conhecimento. Ressalto, ainda, a organização e a atenção prestada por todos os envolvidos para a consolidação do sucesso da Universidade Corporativa neste tão curto espaço de tempo.”

Serviço:

Programa I – Gestão Estratégica de Marketing e Inteligência de Mercado para IES (1º curso: Estratégia Empresarial – em andamento; 2º curso: Marketing Estratégico lançamento – em andamento; 3º curso: Inteligência de Mercado lançamento – Lançamento: 1º de setembro, 4º curso: Pesquisa e Dimensionamento de Mercado em Educação Superior. Lançamento: 1º de outubro e 5º curso: Marketing Digital e Mídias Sociais em Negócios da Educação Superior. Lançamento: 1º de novembro.

Programa II – Gestão Financeira e Controladoria de IES (1º curso: Contabilidade e Análise das Demonstrações Financeiras Aplicadas em IES em andamento desde 30/6; 2º curso: Matemática Financeira e Análise de Financiamento em IES lançamento em 1º de setembro; 3º curso: Gestão Estratégica de Custos aplicada a IES lançamento em 1º de setembro; 4º curso: Gestão de Fluxo de Caixa e Capital de Giro Aplicada a IES lançamento dia 1º de outubro; 5º curso: Gestão Orçamentária Aplicada a IES lançamento dia 1º de novembro.

Informações: [email protected] 

Telefone: (11) 2069-4444

Associado Semesp: 1 curso – R$ 540,00

Não-associado:  1 curso – R$750,00

Programa completo: (5 cursos) – desconto de 10%

Demais cursos: http://uc.semesp.org.br/site/cursos/

Sobre a Universidade Corporativa Semesp

Criada em 10 de junho de 2014, pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, a Universidade Corporativa Semesp tem como objetivo capacitar e qualificar os profissionais de instituições de ensino superior, difundindo conhecimentos, técnicas e valores considerados fundamentais para o sucesso do ensino superior no Brasil. Desde sua criação já formou e capacitou cerca de 400 profissionais. Portal: www.uc.semesp.org.br

Sobre o Semesp:

Fundado em 1979, o Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior  congrega mais de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento Imprensa:

Ana Purchio – Fone: (11) 2069-4419