Para 2019, uma das prioridades é ampliar a oferta de aulas interativas (online ao vivo), além de expandir a grade de cursos sobre financiamento, programas de pesquisa e transformação digital

Em 2018, a Universidade Corporativa Semesp completou quatro anos com mais de três mil profissionais capacitados e 100 cursos oferecidos nas áreas de sistemas e instrumentos de avaliação, autorização, reconhecimento e renovação de cursos, finanças, marketing educacional, evasão de alunos, financiamento estudantil, inovação acadêmica e legislação do ensino superior. Entre estes, cursos online, presenciais e in company, que são programas customizados de acordo com as necessidades das Instituições de Ensino Superior (IES) e disponibilizados para grupos nas próprias instituições.

 “O sucesso da Universidade Corporativa Semesp também pode ser medido pelas parcerias firmadas ao longo desses quatro anos”, afirma Márcio Sanches, doutor em Administração de Empresa pela EAESP/Fundação Getúlio Vargas e coordenador da UC Semesp. “São parcerias com instituições nacionais e internacionais referências em suas áreas de atuação, como o Babson College, dos EUA, a Universidade de Warwick, na Inglaterra, e a Fundação Instituto de Administração (FIA), responsável pela transmissão dos cursos a distância da UC Semesp, e com docentes especializados no setor de ensino superior.”

Novidades para 2019

Uma das prioridades da UC Semesp para 2019 é ampliar a oferta de cursos no formato interativo (online ao vivo), possibilitando que mais profissionais espalhados por todo o Brasil tenham acesso às capacitações do Semesp. O objetivo é permitir ainda a aprendizagem colaborativa entre professor e aluno mesmo a distância.

De acordo com Márcio Sanches, uma necessidade permanente é ajudar as organizações a buscar recursos financeiros que viabilizem sua sustentabilidade e crescimento. “Além de todos os programas que já ofertamos, realizaremos esse ano um curso voltado a conhecer experiências de instituições internacionais e brasileiras que têm financiamento próprio”, adianta.

Seguindo a mesma linha, outra área de cursos da UC Semesp que será expandida é a de Oficinas de Projetos para a Captação de Recursos. “Temos programado workshops que capacitarão profissionais das IES a elaborar projetos para a FAPESP e FINEP. Queremos incentivar programas de pesquisa para a inovação tecnológica e acadêmica nas instituições”, comenta Sanches.

Outra novidade para 2019 é o início de um conjunto de capacitações na área de transformação digital para IES. A ideia é difundir como as novas tecnologias digitais (Inteligência Artificial, Blockchain, IoT) podem contribuir para melhorar a eficiência e a competitividade das IES. “Estamos desenvolvendo um conjunto de cursos focados, especificamente, no contexto das Instituições de Ensino Superior”, antecipa o coordenador.

“O escopo e o público-alvo aumentaram, mas os objetivos da UC Semesp seguem os mesmos: capacitar e qualificar os profissionais do ensino superior, difundindo conhecimentos, técnicas e valores considerados fundamentais para o desenvolvimento da educação superior no Brasil”, ressalta Márcio Sanches.

Calendário UC Semesp 1º semestre

A Universidade Corporativa Semesp oferece cursos para associados e não associados em diversas áreas relevantes para o desenvolvimento do ensino superior no Brasil. São aulas interativas, ao vivo e online, e cursos presenciais na sede do próprio Semesp e in company.

Confira o calendário do 1º semestre.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp), o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Para saber mais, acesse www.semesp.org.br e http://uc.semesp.org.br.

Mídias Sociais

www.facebook.com/semesp/;

https://www.linkedin.com/company/semesp;

https://www.youtube.com/user/VideosSemesp

www.instagram.com/semespoficial/

Mais informações para a imprensa

Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(11) 2069-4419