No 18º FNESP – Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro, promovido pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior, gestores e profissionais foram convidados a pensar em métodos e ferramentas para aprimorar as atividades de ensino superior e a relação entre instituição, docente e aluno.

Thomas Cavanagh, vice-presidente da Distributed Learning University of Central Florida, afirmou que a tecnologia e as diversidades atuais dos alunos recomendam que as IES personalizem a educação. “Nada mais personalizado do que o contato direto do professor com o aluno e da possibilidade de que o próprio acompanhe a sua evolução por ferramentas de análise de desempenho”, explicou o palestrante.

Além disso, o palestrante comentou sobre o estímulo ao professor para trabalhar com aplicativos, novas tecnologias e estar bem informado e atualizado sobre quais são as tendências para os modelos de ensino presencial e a distância.

No mesmo painel, Johann Löhn, presidente da Steinbeis University contou seu histórico pessoal e de como fundou uma universidade diferenciada na Alemanha, com modelo inovador e integrador da transferência de tecnologia empresarial. Em sua palestra, Löhn afirmou que o impacto da mudança tecnológica atinge todas as áreas e aponta para a tendência de integração de processos técnicos e de negócios, com reflexos na educação superior.

“É preciso ainda políticas para manter talentos no país e qualificar os profissionais de ensino para com novas metodologias e tecnologias. Esses profissionais assumirão, ao longo do tempo, um papel de empreendedores dentro de suas instituições, com flexibilidade de trabalho para criar e engajar alunos”, finalizou.

O 18ª Fnesp acontece em São Paulo nesta quinta e sexta-feira (22 e 23 de setembro). Ainda hoje, Stefano Barra Gazzola, presidente do Grupo Educacional Unis, Taiguara Langrafe, vice-reitor da Fecap, e Priscila Simões, vice-reitora da UniÍtalo, debaterão “A gestão da IES em tempos de incertezas. Como equilibrar a sustentabilidade, investir na inovação e ser relevante para a sociedade ao mesmo tempo?”

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à Imprensa:
Ana Purchio / 11 2069-4419 / cel. (11) 9 4208-7576
E-mail: [email protected]