Pesquisa do Instituto Semesp aponta que recuo de 1,5% no país está aliado à redução da base de alunos e 
à queda do valor das mensalidades em cursos presenciais e EAD

De acordo com a 14ª edição da Pesquisa de Inadimplência no Ensino Superior Privado, realizada pelo Instituto Semesp (um centro de inteligência analítica criado pelo Semesp), em parceria com a Fundacred, ss mensalidades em atraso nos cursos presenciais apresentaram queda de 11,1% no 1º trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos cursos EAD, após uma queda de 8,2% em 2021, a taxa de inadimplência voltou a subir 8,0% no 1º trimestre de 2022. Dessa forma, o total da taxa de inadimplência no ensino superior privado ficou em 8,67% em 2022 (1º trimestre), valor 1,5% menor que no ano anterior.

Para o economista Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, a inadimplência dos alunos em cursos presenciais caiu no primeiro trimestre de 2022 por conta da volta das atividades presenciais, a partir do segundo semestre de 2021. Segundo Capelato, a taxa de inadimplência voltou a patamares semelhantes ao início da crise econômica de 2015. O diretor executivo do Semesp também apontou que esse recuo na taxa de inadimplência está aliado à redução da base de alunos, além desse retorno à normalidade das atividades presenciais.

Capelato explicou que, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, o número de alunos matriculados em instituições de ensino superior privadas caiu 7,12% no ano de 2021. No primeiro trimestre de 2022, a PNAD registrou nova queda de 4,3% em relação ao primeiro trimestre de 2021. A taxa de evasão anual, medida com base no Censo da Educação Superior, chegou a 32,4% em 2020, registrando crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior.

“Enquanto a inflação em 2021, medida pelo IPCA, chegou a 10,16%, as mensalidades no ensino superior, medida pelo mesmo índice, registrou queda de -0,20%. Além disso, pesquisa sobre mensalidades escolares no estado de São Paulo, realizada no primeiro semestre de 2022 pelo Instituto Semesp, registrou queda do valor praticado em cursos presenciais de 18,92% e de 1,04% em cursos EAD”, acrescentou Capelato.

Ainda de acordo com o estudo de inadimplência, enquanto as instituições de pequeno e médio portes apresentaram queda no volume de créditos não recebidos no início de 2022 (redução de 2,5% e de 5,7%, respectivamente), as grandes instituições de ensino superior registraram um crescimento considerável de 10,7% nesse percentual.

No estado de São Paulo o percentual de mensalidades não recebidas em relação às mensalidades emitidas apresentou queda tanto nos cursos presenciais (9,4%) quanto nos cursos EAD (6,9%) no primeiro trimestre de 2022. O índice geral do estado apresentou queda de 4,6%, atingindo a taxa de 8,47%. Já o interior do estado apresentou as maiores taxas de inadimplência. Em 2022, o percentual ficou em 10,8%, enquanto na RMSP chegou a 4,67%.

Sobre o Instituto Semesp
O Instituto Semesp é um centro de inteligência analítica criado pelo Semesp. Integrado por especialistas com sólida experiência no levantamento e análise de dados sobre o ensino superior, o Instituto desenvolve estudos, pesquisas, indicadores e análises estatísticas referentes ao setor. Seu objetivo é disponibilizar para pesquisadores, educadores, gestores privados e públicos, jornalistas e para a sociedade em geral informações relevantes e confiáveis que lhes permitam tomar decisões, estabelecer estratégias ou formular políticas públicas, visando o desenvolvimento da educação superior. O Instituto é responsável por estudos e pesquisas divulgados anualmente pelo Semesp, como o Mapa do Ensino Superior no Brasil, a Pesquisa de Empregabilidade, a Pesquisa de Inadimplência e a Pesquisa sobre Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, entre outros diagnósticos considerados essenciais para a compreensão do setor.

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Mais informações para a imprensa
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 2069-4419 | 97237-8237