De acordo com estatísticas da ONG Kids and Cars (2015-EUA), que trata de todos os tipos de acidentes envolvendo crianças e automóveis, desde 1998 foram contabilizados aproximadamente 717 casos de crianças esquecidas dentro de veículos fechados. No Brasil não há estatísticas, entretanto, pode-se observar constantemente notícias sobre casos de crianças esquecidas por seus pais e familiares dentro de carros e com desfechos trágicos.

O projeto de iniciação científica Sistema de Segurança Interna Veicular dos alunos Barbara Pincela de Mattos, Danilo de Lima Fernandes e Lucas dos Santos Celestino, cursando o último semestre de Engenharia da Computação na Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos, evita que crianças transportadas no banco traseiro do veículo corram riscos de serem deixadas por seus familiares. O projeto ainda está em desenvolvimento e será apresentado no dia 26 de novembro, durante o 16º Conic-Semesp.

“O projeto tem como finalidade construir um protótipo de cadeira para automóveis capaz de realizar o monitoramento da presença de criança no interior do veículo por meio de um conjunto de sensores, magnético, peso e temperatura, que fará a detecção da presença de uma criança e, caso a resposta seja afirmativa, um sistema de alerta aos responsáveis será acionado enviando repetidas mensagens de SMS, ligações telefônicas além do artifício de utilização de alarme sonoro para comunicar o perigo eminente”, explica a estudante Barbara Pincela Mattos.

Segundo ela “a implementação de cada etapa para construção do protótipo se mostrou eficiente em toda a sequência de testes feitas pelos autores do projeto, desde a verificação do desligamento ou não do veículo, a utilização da célula de carga e sensor magnético para confirmação da presença de criança, o envio de SMS aos celulares dos responsáveis, além do acionamento do alarme sonoro do veículo e as ligações para os números cadastrados caso a temperatura interna do veículo esteja acima de 30ºC”.

O projeto, no momento, encontra-se em fase de construção do protótipo, e para Barbara, “a evolução do projeto depende ainda de alguns melhoramentos, como, por exemplo, criar um método para cadastro de números telefônicos independentes da aplicação interna do sistema, bateria recarregável para alimentação dos circuitos e implementação de uma câmera de monitoramento capaz de enviar imagens em tempo real ao telefone móvel do responsável.

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

Na edição de 2015, o CONIC-SEMESP recebeu número recorde de inscrições: 2.116 trabalhos, contra 2.004 em 2014, 1.887 em 2013 e 1.845 em 2012. Os números registram um crescimento de 104% na comparação com a 1ª edição, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos, confirmando o CONIC-Semesp como o maior congresso de iniciação científica do Brasil. Do total de inscritos, 2.024 trabalhos foram aprovados para participação efetiva no Congresso.

Os trabalhos foram produzidos por 3.132 alunos pesquisadores (autores) e orientados por 1.164 professores de 213 instituições de ensino superior de 21 estados brasileiros. Os trabalhos foram divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (624 trabalhos aprovados – 260 concluídos e 364 em andamento); Ciências Exatas e da Terra (135 trabalhos aprovados – 48 concluídos e 87 em andamento); Ciências Humanas e Sociais (381 trabalhos aprovados – 158 concluídos e 223 em andamento); Ciências Sociais Aplicadas (238 trabalhos aprovados – 113 concluídos e 125 em andamento)  e Engenharias e Tecnologias (322 trabalhos aprovados – 98 concluídos e 224 em andamento).

Serviço

16º CONIC-SEMESP

Faculdade ENIAC

Endereço: Rua Força Pública, 89 – Centro – Guarulhos / São Paulo

Dias: 25 e 26 de novembro de 2016

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410

 

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

 

Atendimento à imprensa:

 

Ana Purchio (11) 94208-7576

(11) 2069-4419 / [email protected] / [email protected]

Gabriela Dias

(11) 2069-4419 / [email protected]