As inscrições para conhecer os sistemas e modelos educacionais dos dois países já estão abertas. A Missão acontece entre os dias 30 de abril e 12 de maio

Um país pequeno e com poucos anos de vida, mas conhecido por uma educação de qualidade e de fazer inveja a qualquer gigante econômico. O outro, um dos países mais populosos do mundo e dono de um dos sistemas universitários mais antigos da História. Essas são apenas algumas características de Singapura e Índia, países escolhidos pelas Instituições de Ensino Superior em pesquisa e que serão visitados durante a 11ª Missão Técnica Internacional do Semesp.

Entre os dias 30 de abril e 12 de maio, o Semesp desenvolverá uma intensa programação voltada a gestores e mantenedores interessados em conhecer a estrutura, as práticas e modelos de educação desses dois gigantes do ensino superior.

“O objetivo é importar para o Brasil o máximo de conhecimento de ponta e práticas educacionais notáveis para que gestores e mantenedoras avaliem o que é possível ser adaptado e aplicado à nossa realidade”, afirma Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

Pioneira na realização de visitas técnicas internacionais, a rota do Semesp já passou por 14 países que são referência em educação superior de qualidade, são eles EUA, China, Emirados Árabes, Canadá, França, Alemanha, Holanda, Irlanda, Inglaterra, Coreia do Sul, Finlândia, Dinamarca e Austrália.

“Essa bagagem de conhecimento de ponta e práticas educacionais bem sucedidas estão contribuindo para a melhoria do ensino superior do Brasil”, destaca Capelato.

As inscrições para a 11ª Missão Técnica Internacional já estão abertas e podem ser realizadas até o final de março. As vagas são limitadas.

Missão Técnica Internacional: Singapura

Com pouco mais de 50 anos de existência após declarar independência da Malásia, o pequeno país Singapura se destaca por ter uma educação voltada para a demanda do mercado de trabalho e por valorizar os professores como líderes educacionais. O resultado é uma educação de qualidade de fazer inveja a grandes potências.

Com cerca de 5,5 milhões de habitantes, Singapura tem 34 universidades, sendo que duas delas se destacam em rankings internacionais como as melhores do mundo. De acordo com o QS Top Univesity Ranking, a National University of Singapore (NUS) é considerada a melhor da Ásia e a 12ª melhor do mundo.

Já a Nanyang Technological University conquistou a segunda colocação no ranking das 150 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos de acordo com o Times Higher Education em 2016.

Uma característica importante do sistema de ensino superior do país é a busca constante por uma política de internacionalização eficaz que prioriza o desenvolvimento de projetos de pesquisa com instituições de outros países e monitora os principais parâmetros de avaliação internacional.

Missão Técnica Internacional: Índia

Ao contrário de Singapura, que prioriza a educação básica e fundamental, a Índia tem como principal foco o ensino superior. Como todo país populoso e de tamanho continental, a Índia é cheia de contradições. Ao mesmo tempo em que o país tem um sistema universitário considerado um dos melhores do mundo, comparado ao da China e Estados Unidos, ele é detentor de altos índices de analfabetismo (cerca de 25% da população).

O sistema é regulado pelo University Grants Commission (UGC), com características semelhantes ao Brasil, devida à desigualdade socioeconômica, as políticas governamentais garantem o acesso de parte significativa da população: as cotas chegam a até 70% para classes baixas. Mais de 50% das matrículas do setor estão concentradas em instituições privadas, as principais responsáveis pela expansão do ensino superior a partir dos anos 1980.

Evento: 11ª Missão Técnica Internacional do Semesp

Destino: Singapura e Índia

Data da viagem: 30/04 a 12/05

Todos os cursos, visitas guiadas e workshops contam com tradução simultânea.

Apenas 35 vagas, garanta já sua reserva.

Informações e Reservas: Trust Travel

Telefone: (11) 2122-4255 / (11) 99955-9412

*Confira a programação

30/04 – Saída do Brasil

01/05 – Chegada em Singapura

02/05 – Boas-vindas e divisão dos grupos para apresentação do relatório final.

Capacitação Executiva para Líderes do Ensino Superior

Recalibrating Higher Education: Insights from Singapore – National University of Singapore – NUS

– Panorama das Políticas Educacionais de Singapura

– Promovendo a educação cívica nas escolas: Como a educação é vista em Singapura?

– Desenvolvimento Econômico de Singapura: o papel do setor de serviços e o processo de aprendizagem do Conselho de Desenvolvimento Econômico.

– Universidades como Plataforma de Lifelong Learning

03/05– Capacitação Executiva para Líderes do Ensino Superior

– Jornada de Aprendizado da National University of Singapore – NUS

– Universidades como Incubadoras de Inovação: os aprendizados da NUS

– Jornada de Aprendizado para o Ensino Médio / Escola Politécnica

– Lideranças no Ensino Superior: Desafios e Oportunidades em uma sociedade complexa

04/05 – City tour em Singapura

05/05 – Saída para Bangalore

06/05 – Atividades e visitas em universidades de Bangalore

07/05 – Atividades e visitas em universidades de Bangalore

(anunciaremos em breve as atividades deste destino)

08/05 – Saída para Nova Deli

09/05 – Atividades e visitas em universidade de Nova Deli

10/05 – Atividades e visitas em universidade de Nova Deli

– Apresentação dos Grupos e Jantar de Encerramento oferecido pelo

Grupo A (anunciaremos em breve as atividades deste destino)

11/05 – Visita a Taj Mahal

12/05 – City Tour em Nova Deli

– Retorno ao Brasil

(*) a programação ainda poderá sofrer alterações

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp), o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br e http://uc.semesp.org.br.

Mais informações para a imprensa

Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp