Durante o evento, no dia 6 de novembro, a entidade apresentará pesquisa que revela como as instituições utilizam a tecnologia no seu dia a dia

No próximo dia 6 de novembro, em São Paulo, o Semesp realizará o 10º Seminário de Tecnologia Educacional, com o tema Os Desafios do CIO nas IES 4.0 – como os profissionais de gestão se conectam às questões de educação e inovação, para discutir o papel da tecnologia no desenvolvimento operacional das Instituições de Ensino Superior nas áreas de Marketing, Financeiro, Recursos Humanos, Diretoria, Secretaria, Acadêmica e outras.

O Seminário, que acontecerá na sede do Semesp, terá na programação a apresentação de duas instituições com perfis diferentes de TI. Os participantes também poderão acompanhar uma apresentação de Rodrigo Vale, program manager do Google, sobre suas ferramentas de educação, bem como a divulgação dos resultados da 3ª Pesquisa de Tecnologia Educacional realizada pelo Semesp, que traça um panorama de como as IES estão utilizando a tecnologia em suas operações e processos.

A pesquisa de TI, que será disponibilizada na íntegra no dia do evento, aponta que 87% das IES possuem salas de aula multimídia, sendo que 62% delas têm mais de 10 salas multimídia. A maioria, acima de 70% das IES ouvidas, tem projetor, internet, computador e equipamento de áudio. 22,2% das instituições têm lousa digital; 31,5% têm aplicativo que permite interatividade com os alunos. Quase todas as IES (96,3%) possuem laboratórios informatizados, sendo que 37% possuem mais de 10 laboratórios, todos equipados com computadores ou notebooks e dispositivos digitais. 94% possuem recursos audiovisuais como câmeras, telão, sistema de som, etc. Todas as IES possuem links de internet, sendo que na metade há mais de 2 links disponíveis. 53,7% dos links destinados aos alunos têm largura de banda acima de 100 Mb. Em mais da metade das IES, mais de 1 mil dispositivos acessam a rede Wi-fi das IES diariamente. Todas as IES têm canais de comunicação e serviços online, sendo que 98,1% têm no mínimo o portal do aluno.

Quase metade das IES possuem programas de educação digital que abordam assuntos como comportamento, ética, bullying digital, plágio, entre outros. 74,1% já utilizam serviços na nuvem.

Segundo Capelato, “esses dados revelam como as novas tecnologias têm afetado as formas e metodologias de ensino, elas também influenciam diretamente no modo que as Instituições de Ensino Superior lidam com questões operacionais, como segurança da informação, armazenamento de dados em nuvem, integração de sistemas, experiência dos usuários, sejam eles colaboradores, docentes ou alunos, e outros tópicos do universo de TI”.

Serviço

10º Seminário de Tecnologia Educacional
Quando: 6 de novembro, das 9h30 às 15h30
Onde: Rua Cipriano Barata, 2431, Ipiranga, Sede do Semesp, em São Paulo

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Programação

08h30 – Credenciamento e Welcome Coffee

09h30 – Abertura

09h45 – Case UNIFEOB – Universo de Oportunidades

Danielle Rodrigues – UNIFEOB

Fábio Rodrigues – UNIFEOB

Gilberto Carvalho – UNIFEOB

Wellington Silva – UNIFEOB

10h25 – Debate

10h40 – Case ENIAC – Desafios do CIO na IES 4.0

Elio Alves – ENIAC

Fernando Domingues – ENIAC

11h20 – Debate

11h35 – A Revolução Tecnológica e os novos desafios para as Instituições de Ensino Superior

Rodrigo Vale – Program Manager do Google

12h30 – Working lunch

13h30 – Apresentação do GT de Inovação do Semesp

14h10 – Apresentação dos Dados da Pesquisa de TI 2018

14h40 – Debate final A TI como área Transversal (Experiência de Mercado/Futuro da TI na Educação e Ensino Superior)

15h30 – Encerramento