Nos próximos dias 20 e 21 de abril, o diretor jurídico do Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, Dr. José Roberto Covac, será o representante do Semesp no encontro da Rede de Universidades Privadas da América Latina e do Caribe, organizado por essa Rede e pelo Conselho de Reitores de Universidades Privadas (CRUP), em Lima, no Peru. O evento integra uma série de encontros preparatórios da Conferência Regional de Educação Superior (CRES), que será realizada em 2018 em Córdoba (Argentina), e que terá uma das etapas realizada no Brasil, em agosto, organizada pelo Semesp e pela Udual – União de Universidades da América Latina e Caribe.

A série de encontros preparatórios para definir as políticas para o ensino superior no continente americano é promovida pelo Iesalc – Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe e pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Os cinco primeiros encontros já aconteceram nas cidades de Buenos Aires e Mendoza (Argentina), Caracas (Venezuela), Hidalgo (México) e Bogotá (Colômbia). Nos dias 17, 18 e 19 de abril o 6º encontro será realizado em Córdoba (Argentina) e os seguintes vão ocorrer em La Plata (Argentina), Santo Domingo (República Dominicana), Bogotá (Colômbia), São Paulo (Brasil – dias 17 e 18 de agosto), Lima (Peru), Buenos Aires (Argentina), Montreal e Quebec (Canadá) e em cidades ainda a serem definidas na Jamaica, Panamá e Costa Rica.

“Desses encontros será produzido um documento do continente americano, a ser apresentado durante a Conferência Regional de Educação Superior (CRES), no ano que vem, em Córdoba, na Argentina. O Semesp é o único representante do ensino superior privado brasileiro a fazer parte desses encontros”, diz Fábio Reis, coordenador do Departamento de Inovação e Redes do Semesp e responsável pela aproximação entre o Semesp, o Isealc e a Unesco.

Como preparação, em junho, o Semesp realizará o evento “O Futuro do Ensino Superior”, que debaterá as transformações na educação superior para a próxima década em cooperação com Laspau/Harvard e MIT. “O objetivo do encontro é oferecer as IES uma análise sobre o futuro do ensino superior, que possa servir de orientação para que todas as pessoas envolvidas com a gestão institucional possam projetar o futuro e, eventualmente, repensar o planejamento e proporcionar aos participantes uma ‘carta de navegação’, que sirva de orientação para as mudanças institucionais”, defende Reis.

A partir desse evento, o Semesp irá produzir um documento de síntese que poderá servir de ponto de partida para os debates nas IES e de orientação sobre o que está por vir na próxima década. Esse documento será apresentado em agosto no encontro preparatório promovido pelo Semesp e pela Udual em São Paulo, depois será consolidado para ser debatido dias 28 e 29 de setembro, durante o 19º FNESP – Fórum Nacional do Ensino Superior Privado e, em 2018, em Córdoba durante a  Conferência Regional de Educação Superior (CRES).

O destino final desses debates será a sua consolidação pela Unesco, em 2019, em um documento de referência, com diretrizes e compromissos para a educação superior formulados por todos os continentes, que será apresentado num grande encontro global a ser realizado em Paris.

Sobre o Semesp:

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior – Semesp congrega mais de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à Imprensa:

Assessora de Comunicação Semesp