Reunião será realizada nesta quarta (27), às 9h45, no Anexo II da Câmara dos Deputados

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresenta nesta quarta-feira (27), às 9h45, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, a 9ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil.

O Mapa do Ensino Superior 2019 traz um panorama completo e detalhado da educação superior do país, abrangendo todos os estados brasileiros e suas respectivas mesorregiões, por meio de um conjunto de análises comparativas que oferecem uma profunda e objetiva compreensão do setor ao longo dos últimos nove anos.

“O setor de ensino superior privado tem feito muito para democratizar e melhorar a qualidade da educação brasileira, ampliando cada vez mais seu papel como agente econômico e social ao permitir que uma parcela crescente da população do país tenha acesso ao ensino superior”, comenta Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp. Para Capelato, o Mapa serve para embasar e nortear os investimentos, mostrar onde há mais carências e onde há saturação no mercado. “Ele nada mais é do que um instrumento norteador de políticas públicas”, explica.

Nessa edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, o capítulo especial Perfil das Instituições Privadas de Ensino Superior no Brasil expõe dados inéditos das mais de 2,1 mil Instituições de Ensino Superior privadas, e o impacto das Instituições nos índices socioeconômicos dos municípios, confrontando os municípios sem IES e os com oferta de cursos; e também indicadores financeiros das mantenedoras e grupos econômicos em três recortes: por porte das IES (pequeno, médio, grande e gigante); lucratividade não superior a 50% da receita líquida e não inferior a -50% da receita líquida; e lucratividade não superior a 30% da receita líquida e não inferior a -30% da receita líquida.

Pela primeira vez, o Mapa do Ensino Superior no Brasil também traz informações sobre a representatividade de Pessoas com Deficiência (PcD) no ensino superior, além de informações sobre financiamento estudantil, valores de mensalidades e cursos mais procurados, números de matrículas nas modalidades presencial e EAD, alunos ingressantes e concluintes, perfil dos estudantes, taxas de evasão e migração, entre outros.

De acordo com os dados do Mapa do Ensino Superior, as 1.264 mantenedoras e grupos econômicos somam faturamento total de R$ 70,7 bilhões. As Instituições de pequeno porte (com até 3 mil matrículas) representam 63,2% da rede privada do país, enquanto 16,8% são de porte gigante, com mais de 20 mil matrículas. Pelo porte da IES, também chama atenção a evasão nas Instituições de porte gigante, 31,6% nos cursos presenciais e 34,9% no EAD. Todos os portes tiveram queda de alunos com FIES, mas a maior queda foi registrada nas IES de médio porte (24,4%).

Ainda de acordo com o Mapa, a análise do impacto das Instituições nos municípios revela que nas cidades com IES privadas o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM médio ficou em 0,7218 (considerado alto), em comparação aos municípios sem nenhuma IES. A presença de IES também é sentida no Produto Interno Bruto – PIB dos municípios. Os que possuem IES privadas ou públicas apresentam um PIB per capita médio de 30,7 mil reais.

Serviço

Apresentação Mapa do Ensino Superior no Brasil 2019

Data: 27 de novembro de 2019

Horário: 9h45

Local: Câmara dos Deputados, Plenário 10, Anexo II

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br e http://uc.semesp.org.br.