Há 40 anos a Coreia do Sul tinha a mesma renda per capita do Brasil em investimentos e desenvolvimento de políticas públicas voltadas à educação. Hoje, a renda per capita do país asiático é 4,7 vezes superior a do Brasil. Para conferir o segredo do sucesso coreano, cerca de 35 gestores brasileiros estão participando desde o último dia 4 e até  15 de maio da 8ª Missão Técnica Internacional.

Realizada pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, o evento proporciona aos gestores das instituições de ensino superior conhecimento, formação e troca de experiências internacionais, com o objetivo de permitir a renovação da administração e do ensino de suas IES, além de conhecer in loco as políticas públicas e programas de inovação e empreendedorismo internacionais.

“Há um equilíbrio muito grande entre tradição, história, cultura, inovação e empreendedorismo no ensino superior da Coreia do Sul e não é só o Governo que avalia e certifica os cursos e a educação. Os Conselhos de Educação, formados por representantes das próprias universidades, acompanham o desempenho de seus alunos e propõem alterações, inclusive, nos currículos. Hoje as IES que têm cursos de engenharia e propõe matérias sobre criatividade e formação de pessoas e recursos humanos, estão sendo mais valorizadas. Por essa forma de cuidar da educação, a Coreia do Sul em mais de 30 anos de investimento possui hoje universidades com alto grau de competitividade e reconhecimento internacional”, diz  o prof. dr. Fábio Garcia Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp.

Confira o vídeo gravado pelo prof. Fábio Garcia Reis sobre as experiências vividas pelos gestores em Seul.

Sobre o Semesp:

Fundado em 1979, o Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega mais de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Convergência Comunicação Estratégica

(11) 2069-4419 / [email protected]