No capítulo especial desta edição, um panorama dos cursos da área de Saúde que ganharam destaque e relevância durante a pandemia de Covid-19

Nesta terça-feira (14), o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou remotamente para a imprensa os dados da 12ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, publicação com dados gerais do setor no Brasil e específicos de cada estado, de instituições privadas e públicas, com números de matrículas por modalidades e porte das IES, ingressantes, concluintes, taxas de evasão e trancamentos, cursos mais procurados, o impacto da pandemia de Covid-19 no setor, além de um capítulo especial dedicado aos cursos da área de Saúde.

Durante a apresentação, o diretor executivo destacou o desempenho da rede privada, que detém 87,6% das instituições do ensino superior e concentra 77,5% das matrículas, em responder rapidamente aos desafios da pandemia de Covid-19. “Houve um pequeno crescimento de 0,9% das matrículas presenciais de 2019 para 2020, com aumento de 3,1% no total da rede privada, puxado pelo EAD. Já a rede pública, que, por exemplo, demorou mais para adotar as aulas remotas, registrou queda de 6,0%, a maior dos últimos anos”, afirmou.

Entretanto, para Capelato, esse crescimento do EAD, que tem estudantes majoritariamente acima dos 30 anos, e que muitos não tiveram oportunidade de cursar uma graduação quando saíram do ensino médio, tem mascarado a queda do número de jovens no ensino superior. “A população jovem tem diminuído, mas o número de jovens no ensino superior tem caído três vezes mais”, lamentou o diretor executivo. De acordo com os dados do Mapa, a taxa de escolarização líquida do país, já baixa em comparação aos demais países da América Latina, caiu para 17,8% em 2020.

Nesta edição, o capítulo especial do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2022 trouxe uma série de informações sobre os cursos da área de Saúde, que ganharam destaque e relevância durante a pandemia de Covid-19. A publicação revelou que 81,6% dos graduandos de Odontologia não trabalham. Em Medicina o número é ainda maior: 91% se dedicam exclusivamente aos estudos. Segundo Capelato, os números de matrículas e evasão também apontam que os alunos da área de Saúde são mais jovens e dedicados apenas aos estudos, além de escolherem os cursos por causa da vocação.

O Mapa do Ensino Superior no Brasil 2022 é uma publicação do Instituto Semesp, centro de inteligência analítica do Semesp, elaborado com base nos microdados do Censo da Educação Superior do Inep, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, microdados do Enem e do Prouni, Caged, Big Data Analytics, entre outros, com o objetivo compilar uma série de dados de fundamental importância para o entendimento do cenário do ensino superior no país.

A íntegra da 12ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil está disponível para consulta nesse link.

Sobre o Instituto Semesp
O Instituto Semesp é um centro de inteligência analítica criado pelo Semesp. Integrado por especialistas com sólida experiência no levantamento e análise de dados sobre o ensino superior, o Instituto desenvolve estudos, pesquisas, indicadores e análises estatísticas referentes ao setor. Seu objetivo é disponibilizar para pesquisadores, educadores, gestores privados e públicos, jornalistas e para a sociedade em geral informações relevantes e confiáveis que lhes permitam tomar decisões, estabelecer estratégias ou formular políticas públicas, visando o desenvolvimento da educação superior.O Instituto é responsável por estudos e pesquisas divulgados anualmente pelo Semesp, como o Mapa do Ensino Superior no Brasil, a Pesquisa de Empregabilidade, a Pesquisa de Inadimplência e a Pesquisa sobre Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, entre outros diagnósticos considerados essenciais para a compreensão do setor.

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Mais informações para a imprensa
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 2069-4419 | 97237-8237