O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior lançou na última sexta-feira (dia 2) seus novos indicadores do ensino superior, produzidos pela Assessoria Econômica do sindicato com base em modelo econométrico que considera variáveis macroeconômicas e demográficas, além de dados extraídos de análise Big Data.

O lançamento foi realizado no restaurante Figueira Rubaiyat, em São Paulo, durante almoço de confraternização da Diretoria da entidade, e reuniu cerca de 150 pessoas, entre diretores, mantenedores associados, parceiros, políticos e jornalistas. Os novos indicadores (detalhados no final), que estimam a evolução do número de alunos ingressantes, do total de matrículas e da procura por cursos de nível superior, abrangendo cursos presenciais e EAD, serão publicados mensalmente no Portal do Semesp – www.semesp.org.br.

O evento foi aberto pelo presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, que falou da importância de readaptar o Fies aos novos tempos. “Tivemos um ano muito difícil, com o agravamento da situação de cortes do programa e estamos sofrendo as consequências disso, por alguns deslizes governamentais em relação ao programa, e da nossa parte também como segmento, e corremos o risco de ao invés de corrigir os rumos, matar o Fies”, alertou. Ele afirmou ainda que “o Semesp está atento, que vai procurar um diálogo com o MEC e demonstrar por meio de propostas, que já foram encaminhadas por meio de ofício, a importância de manter o programa sustentável porque ele tem sido exitoso na inclusão social e ascensão de uma classe menos favorecida no ensino superior”.

Para Rodrigo Capelato, diretor executivo do sindicato, os novos indicadores Semesp mostrarão mês a mês a evolução de alunos no ensino Superior. “O total de ingressantes no ensino superior privado deve ter uma queda este ano na comparação com 2015 e se manter estável em 2017. Já o total de ingressantes nos cursos presenciais deve ser 1,9% menor este ano ante o ano passado, mesmo após a retração de 8,2%. Nossa perspectiva é de uma retomada só em 2017, com o ensino presencial crescendo 1,1% na comparação anual em número de ingressantes, mas ainda em ritmo considerado fraco para o setor”.

O evento contou também com as presenças do deputado Arnaldo Faria de Sá, presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e dos membros do Conselho Nacional de Educação, Arthur Roquete de Macedo e Antônio Carbonari Netto, além de uma palestra do colunista da Folha de S. Paulo e comentarista de política e assuntos internacionais da Globo News, Demétrio Magnoli, sobre as perspectivas políticas no Brasil e o cenário geopolítico e econômico no mundo, após a eleição do presidente Donald Trump nos EUA. 

ISI – ÍNDICE SEMESP DE INGRESSANTES 

ISIpresencial: o Índice Semesp de Ingressantes presencial é um indicador elaborado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior para estimar a evolução do número de novos alunos que devem ingressar, anualmente, nos cursos presenciais de nível superior da rede privada.

ISIEaD: o Índice Semesp de Ingressantes EAD é um indicador elaborado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior para estimar a evolução do número de novos alunos que devem ingressar, anualmente, nos cursos a distância de nível superior da rede privada.

ISItotal: o Índice Semesp de Ingressantes total é um indicador elaborado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior para estimar a evolução do número de novos alunos que devem ingressar, anualmente, nos cursos, presenciais e a distância, de nível superior da rede privada.

ISM – ÍNDICE SEMESP DE MATRÍCULAS

ISMpresencial: o Índice Semesp de Matrículas presencial é um indicador elaborado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior para estimar a evolução do número de alunos matriculados em todos os anos, anualmente, nos cursos presenciais de nível superior da rede privada.

ISMEaD: o Índice Semesp de Matrículas EAD é um indicador elaborado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior para estimar a evolução do número de alunos matriculados em todos os anos, anualmente, nos cursos a distância de nível superior da rede privada.

ISMtotal: o Índice Semesp de Matrículas total é um indicador elaborado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior para a evolução do número de alunos matriculados em todos os anos, anualmente, nos cursos, presenciais e a distância, de nível superior da rede privada.

ISP – ÍNDICE SEMESP DE PROCURA 

ISPpresencial: o Índice Semesp de Procura presencial é um indicador elaborado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior para estimar a evolução da procura por cursos presenciais de nível superior, com base em dados extraídos de Big Data. O índice é mensal e traz a evolução acumulada de buscas no ano em relação ao acumulado do mesmo período do ano anterior.

ISPEaD: o Índice Semesp de Procura EAD é um indicador elaborado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior para estimar a evolução da procura por cursos EaD de nível superior, com base em dados extraídos de Big Data. O índice é mensal e traz a evolução acumulada de buscas no ano em relação ao acumulado do mesmo período do ano anterior.

ISPtotal: o Índice Semesp de Procura total é um indicador elaborado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior para estimar a evolução da procura por cursos de nível superior, presenciais e a distância, com base em dados extraídos de Big Data. O índice é mensal e traz a evolução acumulada de buscas no ano em relação ao acumulado do mesmo período do ano anterior.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras (400 IES associadas) no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio (11) 94208-7576

[email protected] / [email protected]