O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior lançará no próximo dia 22 de setembro o livro Economia da Educação: Geração de valor para a sociedade, que registra a contribuição de especialistas nacionais e internacionais em torno dos fundamentos desse novo modo de ver a educação, que envolve demanda, oferta e financiamento.
A obra, editada pela Editora de Cultura, será lançada durante o 18º FNESP – Fórum Nacional do Ensino Particular Brasileiro, no Centro Expo Frei Caneca, na Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, em São Paulo – o mesmo evento cujas palestras, apresentadas na edição anterior, deram origem ao livro.

“O tema escolhido não poderia ter sido mais oportuno, neste momento de grande dificuldade para o Brasil, que como todos sabem ainda não foi superado, e tem exigido a adoção de medidas extremas, porém imprescindíveis, para assegurar o retorno da estabilidade econômica, política e social do país”, afirma o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo. Segundo o dirigente, “a obra traz uma ampla e qualificada reflexão sobre o valor que a educação traz para a sociedade a partir do seu impacto para a geração de riqueza e para o desenvolvimento de uma nação”.

O livro Economia da Educação: Geração de valor para a sociedade apresenta um conjunto de orientações e de alternativas voltadas para a melhoria da produtividade e o aumento da competitividade das instituições de ensino superior, públicas e privadas. Seus autores convidam a refletir sobre a relação existente entre educação e crescimento econômico, especialmente em um ambiente de dificuldades, e sobre o papel estratégico das IES na formação de quadros para o futuro do mercado e da sociedade.

Dados de um estudo da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, apresentado em um capítulo da obra pelo chefe da Divisão de Educação da organização, Dirk Van Damme, comprovam a relação entre investimento em educação e melhoria da situação econômica e social dos países. Com base nesse e em outros estudos, o Semesp tem promovido um debate intenso, em todo o país, sobre os impactos da economia na qualidade do setor educacional, e também sobre a importância de sistemas de educação diversificados para a maximização do valor da educação para a sociedade.

A educação universitária deve ser provida pelo Estado? Qual formação – para o saber ilustrativo ou para o que serve ao mercado? E para qual mercado – o do futuro próximo, que terá profissões ainda inexistentes? Financiado como – a fundo perdido pelo Estado, como empréstimo, como bolsas de estudo? E como mostrar que o estudo vale a pena para o indivíduo, pois beneficia também sua família, a comunidade e a sociedade como um todo?
Essas perguntas evidenciam a complexidade da matéria, enquanto os ensaios presentes no livro demonstram a quantidade de alternativas possíveis (ou inadiáveis) para aplicar os princípios da Economia da Educação no quadro do ensino superior brasileiro. Os autores tratam de modelos de ensino e aprendizagem, integração de ensino e tecnologia, reorganização dos espaços de aprendizagem e demandas dos jovens, entre outros temas de interesse para o Brasil, que pretende ser protagonista na sociedade do conhecimento.

“A participação dessa série de renomados especialistas nacionais e internacionais neste debate, através deste livro, representa uma contribuição adicional que reafirma o papel fundamental das instituições de ensino superior neste processo, como corresponsáveis pela geração de empregos e de investimentos em infraestrutura, com impacto na economia local, regional e nacional”, destaca o presidente do Semesp.

Sobre a obra
Economia da Educação: Geração de valor para a sociedade
Autores: Fábio Reis (organizador), Alfredo Motta, Ana Maria Diniz, Claudia Costa, Diego Ambasz, Dirk Van Damme, Paulo Corbucci, Eduardo Garanhani Laurenciano, Hermes Ferreira Figueiredo, John O’Brien, Mila Molina, Mozart Ramos Neves, Vidal Martins
Edição: Editora de Cultura
Total de páginas: 160 pág.
Preço: R$ 33,90

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio
(11) 2069-4419 / cel. (11) 9 4208-7576 / [email protected]