Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, e Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do sindicato acabam de voltar de uma viagem aos Estados Unidos onde tiveram a oportunidade de se reunirem com Claire Classborom, diretora executiva da Association for Collaborative Leadership (ACL) e com Neal Abraham, diretor executivo do Five Colleges.

A ACL é uma rede de consórcios mundial que atua na área do ensino superior com mais de 60 associados. “O objetivo do Semesp, ao ser membro da ACL, é qualificar a organização e a dinâmica das Redes Regionais de Cooperação que estão em fase de organização de uma associação global de consórcios e liderar essas Redes aqui no Brasil”, adianta Capelato.

“O Semesp já está trabalhando na organização da Rede de Campinas e em breve começará a atuar na região de São José do Rio Preto. As Redes representam uma quebra de paradigmas no ensino superior do Brasil, pois instituições diferentes se unem para compartilhar serviços administrativos e acadêmicos”, conta Fábio Reis.

A ACL permitirá ao Semesp uma rica troca de experiências, sinergias e capacidade de orientação das Redes Regionais. Os associados possuem informações privilegiadas sobre os cases de sucesso e os desafios dos diferentes consórcios da ACL. Durante a visita dos dirigentes do Semesp foi possível obter livros, artigos, vídeos e uma série de informações que irão colaborar com a organização das Redes Regionais.  A ACL demonstra que os dirigentes superaram a perspectiva da competição e da concorrência entre as IES para enxergarem os benefícios dos consórcios.

“O Five Colleges e o Fenway Colleges são dois associados da ACL em Massachusetts e são as referências para o Semesp na estruturação das Redes Regionais, pois são consórcios consolidados que compartilham diferentes serviços”, adianta Reis. Durante o diálogo, realizado na cidade de Boston, os diretores dos Consórcios garantiram o apoio e o acompanhamento das Redes Regionais organizadas pelo Semesp.

No Brasil, o Consórcio STHEM Brasil e o COMUNG são outras referências para o Semesp que, ao estabelecer o diálogo com a ACL, demonstra o compromisso com a qualidade do projeto das Redes, com a cooperação internacional e com a busca de alternativas para a sustentabilidade das IES associadas, além de uma clara opção por atuar em prol da melhoria do ensino superior do Brasil.

Sobre o Semesp:

Fundado em 1979, o Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior  congrega mais de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp. 

 Atendimento à Imprensa:

 Ana Purchio  / 11 2069-4419 / [email protected]