O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, em cooperação com o Consórcio Laspau/Harvard, patrocínio do Grupo A e do Planeta Y e apoio do Porvir, realiza na próxima sexta-feira (dia 9), em São Paulo, o evento “O Futuro do Ensino Superior”, um debate reflexivo sobre as macrotendências da educação superior acompanhado da produção de uma “carta de navegação” com sugestões de políticas públicas referentes ao ensino superior para a próxima década.

“Nos últimos anos os gestores das instituições de ensino superior debateram incansavelmente a sustentabilidade e a gestão de suas instituições em um ambiente em constante mutação e inovação. Acreditamos que o equilíbrio entre a gestão e o olhar para o futuro da educação superior é necessário para fortalecer a competitividade institucional, e isso deverá estar presente no debate”, diz o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato. Segundo o executivo, a cooperação com a organização internacional viabilizará aos participantes apresentações inovadoras e de qualidade, como as do Dr. Vijay Kumar, assessor estratégico sênior para o Programa de Aprendizagem Digital em Educação Geral do MIT, e de Stephanie H. Kenenm, diretora associada de Graduação da Universidade de Harvard.

“Além de possibilitar uma discussão sobre as macrotendências do ensino superior, em um perspectiva global com a cooperação de especialistas  do ensino superior brasileiro, queremos proporcionar aos gestores um olhar qualificado global sobre temas relevantes do ensino superior, como perfil de liderança, sustentabilidade institucional, gestão da inovação, cultura empreendedora, ensino híbrido, currículo, tecnologia, aprendizagem ativa, engajamento e retenção dos estudantes, perfil dos professores, infraestrutura, entre outros temas que terão impacto na organização das IES”, adianta o diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, Prof. Fábio Reis.

O evento terá ainda a divulgação de uma parceria inédita entre o Semesp e o jornalista e apresentador Marcelo Tas: a série especial, intitulada – Faculdade pra quê? –  uma produção de 11 vídeos que serão veiculados no canal “#Descomplicado” do YouTube (youtube.com/marcelotas). “Minha missão na produção desses vídeos é traduzir temas complexos da atualidade para democratizar o acesso à educação superior e à tecnologia com a ajuda e o expertise do Semesp”, explica Marcelo Tas.

“Com essa parceria o Semesp quer abrir o leque de discussão sobre educação superior privada no país,e mostrar à sociedade o outro lado da moeda, para que as pessoas tenham informações suficientes para discutir o que acontece no setor, com relevância, clareza, menos preconceito e que saibam onde, como e de quem cobrar respostas, quando necessário. Sofremos um preconceito enorme, por exemplo, com o ensino superior privado que é visto e criticado por ser um sistema ruim e que só se preocupa com ‘lucro’, quando na verdade temos Instituições sérias e de muita qualidade”, defende a gerente de Marketing do Semesp, Renata Favaron.

No final do evento, o Semesp irá produzir um documento de síntese, que poderá servir de ponto de partida para os debates nas IES e de orientação com sugestões de políticas públicas para a próxima década.

Serviço:

O Futuro do Ensino Superior

Data: 9/6/2017

Horário: 9h às 18h

Local: Pullman São Paulo Ibirapuera

Endereço: Rua Joinville, 515, Ibirapuera

São Paulo – SP

Valor: associado não paga; não associado para R$ 1.200

Inscrições:

Programação: 

8h30 – Credenciamento e Welcome Coffee

9h00 – Abertura

09h45 –  Lançamento: Série Especial de vídeos sobre Educação no Brasil, no canal do Marcelo Tas no YouTube, em parceria com o Semesp

10h15 – Futuro: As perspectivas para as IES nos próximos 10 anos

Palestrante: Dr. Vijay Kumar – Associate Dean and Senior Strategic Advisor for Digital Learning Program in General Education

Debatedora: Anna Penido – Diretora na Inspirare

Relatora do Debate 1: Priscila Simões – Vice-reitora no Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo

Relator do Debate 2: Alexandre Gracioso – Vice-presidente ESPM

12h15 – Almoço

14h00 – Organização: O impacto do processo de inovação acadêmica nas IES

Palestrante: Stephanie H. Kenen – Diretora Associada de Graduação da Universidade de Harvard

Debatedora: Inês Barreto – Diretora Acadêmica da Anima Educação

Relatora do Debate 1:  Ana Maria Costa de Sousa – Assessora Pedagógica da Unicesumar

Relatora do Debate 2: Sueli Cristina Marquesi – Reitora da Universidade Cruzeiro do Sul

16h00 – Coffee Break

16h30 – Construção Coletiva: Os próximos 10 anos do ensino superior

Síntese do evento e produção de uma apresentação sobre o que está por vir na próxima década na esfera do ensino superior.

17h30 – Encerramento

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/  www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

Perfil do Marcelo Tas nas redes sociais – Marcelo Tas possui 13 milhões de seguidores em suas redes sociais, sendo 76% com nível superior incompleto e completo e 24% em fase escolar. Mais da metade do público de Tas é feminina (60%), ficando em 40% a participação masculina. A classe social que mais acessa as mídias sociais do comunicador é a Classe C, com 37%, seguida pela Classe B (32%), A (24%) e D (7%). Cerca de 82% das pessoas buscam nas redes sociais de Tas conteúdo educativo e 6% já pagou por conteúdo educativo on line. O canal no YouTube, #Descomplicado, criado esse ano por Tas tem 2.195 inscritos e  mais de 18 mil visualizações.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio

(11) 2069-4419 /  Cel. (11) 9 4208-7576

E-mails: [email protected][email protected]