Evento que acontece em São Paulo, na ESPM, tem a finalidade de fazer com que instituições brasileiras repensem o modelo acadêmico e formem educadores com competências para o futuro

O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior e a Embaixada da Finlândia no Brasil promoverão na próxima segunda-feira (30), na Escola Superior de Propaganda & Marketing (ESPM), em São Paulo, das 19h30 às 21h30, um encontro “A Economia e a formação de competências” com a finalidade de colaborar para que as Instituições de Ensino Superior brasileiras possam repensar o modelo acadêmico e formar educadores privados e públicos com competências para o futuro.

O ministro da Economia da Finlândia, Mika Lintilä, em sua palestra falará sobre a relação entre a Economia e a Educação e como a Educação, sendo estratégica em seu país, contribui para o desenvolvimento econômico. Além disso, o ministro vai lembrar que a quarta revolução industrial já está acontecendo e que as Instituições de Ensino Superior precisam ficar atentas em capacitar seus profissionais e priorizar a criatividade e a inovação em um mercado cada vez mais competitivo e tecnológico.

Logo após a palestra do ministro da Finlândia, o diretor da Agência Nacional Finlandesa de Educação (Finnish National Agency for Education), Lauri Tuomi, detalhará o papel da agência, que é subsidiada pelo Ministério da Educação e Cultura finlandês, no fomento e desenvolvimento da educação primária, pré-primária, básica, secundária geral e superior, bem como explicará o processo de internacionalização das escolas e universidades finlandesas.

Tuomi vai dar o passo a passo das reformas feitas pensando em um futuro de cocriação entre todos os graus de ensino como na educação primária, pré-primária e básica com a criação de novos currículos nacionais que já estão implementados; a reforma no ensino secundário, para 2018, visando a colaboração mais próxima com as indústrias. Na educação superior uma visão para universidades e universidades de ciências aplicadas terem como objetivo inserir 50% dos jovens que concluem o secundário, dando foco na aprendizagem e no bem-estar de seus alunos, capacitando os professores digitalmente, além de fornecer soluções tecnológicas inovadoras para o empreendedorismo.

No final do evento, haverá uma Rodada de Cooperação, proporcionando um networking entre as Universidades credenciadas e presentes no evento e as universidades e empresas finlandesas.

Serviço:
A Economia e a formação de competências
Dia: 30/10
Horário: das 19h30 às 21h30
Local : Escola Superior de Propaganda & Marketing (ESPM)
Endereço: Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana
Inscrições:
Entrada: gratuita

Programação:
19h00 – Credenciamento
19h30 – Mr. Mika Lintilä | Ministro da Economia da Finlândia
20h – Dr. Lauri Tuomi – Diretor do Conselho Nacional de Educação
20h30 – Rodada de Cooperação  – Networking com as Universidades e Empresas EdTech finlandesas
21h30 – Encerramento

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

 

Atendimento à imprensa:
Ana Purchio
(11) 2069-4419 / cel. (11) 9 4208-7576 / [email protected]