Resultado mostra que quanto maior o porte da IES, maior o retorno na prestação de serviços aos alunos e no planejamento estratégico da TI

IES de pequeno porte têm de investir em acesso aos alunos para dispositivos móveis para melhorar a retenção

O Semesp realizou nessa terça-feira (7) sua 9ª edição do Seminário de Tecnologia da Informação, com o tema “A Educação dialogando com o século 21”. “A 2ª edição da pesquisa sobre TI mostrou que todas as IES respondentes ao questionário tem Rede Wi-Fi, mas nas de pequeno porte, de até 3 mil matrículas, os dispositivos que acessam a rede são em torno de 1.100. Já as de porte gigante, com mais de 20 mil alunos, chegam a mais de 60 mil dispositivos”, disse o coordenador do evento, prof. César Fava.

Segundo ele, esse resultado mostra uma mudança significativa na evolução da prestação de serviços pelas IES, em termos tecnológicos, a seus alunos. “Há uma relação muito interligada entre Wi-Ri, Portal do Aluno, Portal do Docente e Biblioteca Digital, que traz rastreabilidade e enriquece o Analytics das IES por meio do acesso desses alunos”. Outra constatação é de que vale a pena as IES investirem cada vez mais em aplicativos para dispositivos móveis e colocar esse custo no planejamento estratégico. “Por meio dos acessos dos alunos com esses dispositivos as IES têm condições de fazer um mapeamento melhor do cliente e com esses dados melhorar a retenção e reduzir a evasão dos alunos”, explicou Fava.

A pesquisa mostrou ainda que quanto maior o porte da IES, maior o investimento em sistemas de inteligência analítica e BI e maior retorno. Para tomada de decisões o investimento chegou a 50% nas IES de porte gigante e de apenas 25% nas de pequeno; na gestão acadêmica, financeira e filantrópica o investimento ficou em 50% para porte gigante e de 18,8% no pequeno porte; para o Marketing, 37,5% para porte gigante e 21,9% para a de pequeno; para gestão de aprendizagem, 37,5% para porte gigante e de 6,3% para pequeno e, por fim, para otimização, 50% no porte gigante e 12,5% para o de pequeno. “O investimento é muito importante, mas as IES de pequeno porte precisam ter profissionais engajados em atender melhor os clientes e um poder de convencimento de gestores de que a TI é estratégica e não apenas um setor que resolve o que é mais urgente”, orienta Fava.

A seguir Adriano José Denny, CTO do Grupo Kroton, contou como implantou a Central de Serviços de TI e agilizou todos os serviços de atendimento aos clientes (933 mil alunos presenciais distribuídos em 120 mil campis e cerca de 390 polos EAD) apenas mudando a cultura da TI. Hoje o Data Center do Grupo Kroton é terceirizado e nele estão os sistemas acadêmicos e corporativos. O sistema cloud tem 68 servidores e a maior parte do volume é direcionado ao BI, seja na parte financeira ou no conteúdo acadêmico. Na infraestrutura de EAD ,em mais de 390 polos, os conteúdos ficam em 56 stúdios.

“A TI da Kroton tinha foco em tecnologia para entregar para as áreas, era reativa, os problemas chegavam pela área do cliente, o trabalho era todo centralizado, feito em casa, não buscava inovação e melhorias no mercado e os processos eram informais, a companhia não sabia como a TI funcionava, só apagava fogo, atendia o emergencial, o sistema educacional caía e ficavam fora do ar, havia perda de imagem da companhia junto aos alunos, perda de produtividade dos professores e gestores e perdas financeiras”, enumerou Denny.

Foi definido um cenário futuro e a TI do Grupo Kroton hoje é orientada para o negócio, preventiva, proativa, feita para trabalhar provendo soluções para a área de clientes, com um sistema integrado e com foco para o corporativo, seguindo melhores práticas de mercado, em perspectivas no negócio e nos prestadores de serviço. “Os benefícios do modelo foram ter maior capacidade de lidar com grandes volumes de mudanças, nos tempos e custos acordados com o negócio; clareza na definição dos papéis e responsabilidades do time de TI quando entrega o suporte aos serviços e diminuição gradativa da indisponibilidade dos recursos e sistemas de tecnologia da informação, causadas por falhas no planejamento das mudanças e implantações em TI”.

A solução para o sucesso no atendimento foi construir um Catálogo de Serviços com base nos serviços prestados pela companhia a seus clientes e divididos em prioridades: alta, média e baixa em tempos cronometrados para solucionar problemas de TI em relação as áreas Serviços Educacionais, Corporativos e de Suporte. O maior aprendizado foi “quebrar a barreira entre a área de atendimento ao cliente e a área de TI que costumam uma culpar a outra em um círculo vicioso, sem trabalharem em equipe com foco no negócio. Precisamos fazer os nossos técnicos conhecerem a área de negócios”, finalizou Denny.

O evento, que esse ano é patrocinado pelo Grupo A, CRM Educacional, Planeta Y e SitMobile terá ainda no período da tarde as sessões: “Inovação aplicada em tecnologia educacional voltada ao aprendizado maker e Gestão educacional na Nuvem”, com Fernando Domingues, diretor de Inovação e Miguel Sanchez, diretor de Tecnologia do ENIAC; e “O desafio da (melhor) percepção através da comunicação interna”, com Paulo Henrique Marsula, diretor de TI da ESPM.

Serviço:

A Educação dialogando com o século 21

Data: 7/11

Horário: das 9h às 17h30

Local: Sede do Semesp: Rua Cipriano Barata, 2.431 – Ipiranga – São Paulo

Investimento: Associado Semesp – gratuito

Não associado: R$ 500,00

Inscrições:

Programação:

12h10 – Almoço Livre

13h40 – 2ª Sessão – Inovação aplicada em tecnologia educacional voltada ao aprendizado maker e Gestão Educacional na Nuvem, com Fernando Domingues e Miguel Sanchez, diretores de Inovação e Tecnologia do Centro Universitário de Excelência – ENIAC

14h10 – Debate

15h – Coffee break

15h30 – 3ª Sessão – O desafio da (melhor) percepção através da Comunicação Interna, com Paulo Henrique Marsula, diretor de TI da ESPM

17h – Encerramento

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse https://www.semesp.org.br/site/. Mídias Sociais: Facebook: https://www.facebook.com/semesp ; Linkedin: https://www.linkedin.com/company/semesp.

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio/Convergência Comunicação Estratégica – Fones: (11) 2069-4419 / cel. (11) 9 4208-7576