O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior assinou nessa terça-feira (dia 9), em Catanduva, o termo de compromisso para criar a segunda Rede de Cooperação, formada por representantes de quatro IES da região de São José do Rio Preto:  Centro Universitário Católico Salesiano – Unisalesiano (Araçatuba), Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – Unifeb (Barretos), Faculdades Integradas Padre Albino – Fipa (Catanduva) e Centro Universitário de Votuporanga – Unifev (Votuporanga).

O diretor da área de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, Prof. Dr. Fábio Reis, responsável pela coordenação das redes no sindicato, destacou que “o Semesp sempre propõe projetos que colaboram com a sustentabilidade das instituições, e nesse sentido as redes são uma alternativa para as IES participantes reduzirem seus custos e também trocar informações estratégicas com o objetivo de criar sinergias para melhorar a qualidade do ensino como um todo”.

Segundo Reis, a segunda rede formada, depois de quatro encontros presenciais, já vem compartilhando informações estratégicas sobre como aumentar a eficiência e reduzir os custos de cursos voltados a área de Saúde, principalmente os de Medicina. “As instituições Unifev, Fipa e Unisalesiano trocaram informações sobre como reduzir custos dos laboratórios, melhorar a participação e qualificação dos profissionais de Medicina por meio da residência médica e reestruturar melhor questões ligadas ao SUS, ganhando em qualidade e eficiência.”

Já a Unifeb, que possui um plano de carreira bem estruturado, compartilhou com as outras três instituições sua experiência de como revisar o plano de carreira, além de planejar e investir melhor nas pessoas. Para melhorar a qualidade e reduzir custos na plataforma e nos cursos EAD, além de trocar informações sobre gestão, a Unifev, especialista na modalidade e formadora de professores e conteudistas de ensino a distância, compartilhou suas melhores práticas.

E nas áreas de TI de todas as quatro instituições houve um consenso. “A Unisalesiano tem um sistema próprio de TI que funciona muito bem, mas como as outras tem sentido que as atualizações de programas são muito caras e despendem muito tempo nas reuniões com seus respectivos fornecedores, por que, então, não propor um encontro conjunto e trazer os fornecedores para atender as demandas mais específicas de cada uma, reduzindo custos e atendendo as principais dificuldades”, sugeriu Reis.

A primeira Rede de Inovação e Cooperação de Campinas, que conta com a Universidade São Francisco (USF), Centro Universitário Octávio Bastos (Unifeob) e a Fundação Hermínio Ometto (FHO/Uniararas), foi oficializada em janeiro desse ano. “A adoção de redes de cooperação deve ter forte crescimento em 2017 e o Semesp pretende saltar das duas redes atuais para 10 até o final do ano, além de promover o Encontro Regional de Redes de Cooperação, em setembro. A nossa preocupação no ano será consolidar as redes com projetos que realmente tragam impacto e benefício para as instituições. Pretendemos, inclusive, começar a integrar IES de outros estados”, conclui Reis.

Sobre a área de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp

A missão da área de Inovação e Redes do Semesp é instigar os associados da entidade a implementarem processos de inovação acadêmica em suas IES, além de colaborar de forma efetiva com ações como, por exemplo, participar e trocar experiências durante o FNESP e as Missões Técnicas Internacionais. Também realizar estudos comparativos sobre a dinâmica do ensino superior, buscando  parcerias com organizações como Banco Mundial e OCDE – Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico e organizar redes de cooperação nacionais e internacionais, que permitirão aos participantes instituírem diversas formas de sinergias, ampliando a prestação de serviço da entidade ao segmento do ensino superior privado.  

Sobre o Prof. Fábio Reis

Além de diretor da área de Inovação e Redes do Semesp, é coordenador do FNESP – Fórum Nacional do Ensino Superior Privado, cuja 19ª edição será realizada em setembro deste ano, e da 9ª Missão Técnica Internacional, que a partir de 20 de abril levará gestores de IES brasileiras à Dinamarca e à Finlândia para conhecer as melhores práticas do ensino superior desses países. Licenciado em História pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro “Perspectivas da Gestão Universitária”; organizador de “Turismo: uma perspectiva regional”, “Formação e Empregabilidade: os desafios da próxima década na educação superior”, “Empreendedorismo e inovação no ensino superior”. Autor de artigos na área de educação superior. Tem estágio na Universidade de Salamanca e Universidade Politécnica de Valência, Espanha, na área de gestão universitária. Fez curso de extensão em Gestão Universitária na Universidade de Montreal e Toronto (Canadá), Universidade de Harvard, Babson College e Universidade do Sul da Califórnia (Estados Unidos), Universidade de Pequim (China), Universidade de Londres (Inglaterra), Tecnológica Virtual de Monterrey (México), entre outras. Foi Visiting Scholar no Boston College, em 2010, tendo como orientador o professor Phillip Altbach. Dedica-se ao estudo dos processos de inovação acadêmica e aprendizagem ativa. Coordena o Consórcio STHEM Brasil. É responsável pelo site sobre tendências do ensino superior www.fabiogarciareis.com.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras (400 IES associadas) no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio (11) 94208-7576

(11) 2069-4419 / [email protected] [email protected]