O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, assinou no último dia 18 de janeiro termo de compromisso para criar a primeira Rede de Cooperação entre instituições de ensino superior, formada por meio de sua nova área de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação, criada em 2016. Representantes de três IES da região de Campinas, Universidade São Francisco (USF), Centro Universitário Hermínio Ometto (Uniararas) e Centro Universitário Octávio Bastos (Unifeob) participaram da formalização da Rede 1, realizada na sede do Semesp, em São Paulo. Mais quatro redes desse tipo, integradas por IES de outras regiões, estão em processo de formação pela entidade.

O diretor da área de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, Prof. Fábio Reis, responsável pela coordenação das redes no sindicato, destacou que “o Semesp sempre propõe projetos que colaboram com a sustentabilidade das instituições, e nesse sentido as redes são uma alternativa para as IES participantes reduzirem seus custos e também trocar informações estratégicas com o objetivo de criar sinergias para melhorar a qualidade do ensino como um todo”. Segundo o diretor da entidade, a primeira rede formada já vem compartilhando informações estratégicas sobre Enade, financiamento estudantil, plano de carreira, além de modelos diferentes de ensino a distância praticados pelas IES e os desafios que envolvem a adoção dos 20% de cursos nessa modalidade de ensino, e a concepção, tutoria, custos, contratos e tecnologias envolvidas.

Para o reitor da Unifeob, e diretor do Semesp, Prof. João Otávio Bastos Junqueira, que no ano passado esteve com o Prof. Fábio Reis nos EUA, participando da Conferência Anual da Association for Collaborative Leadership, associação de consórcios norte-americana à qual o Semesp é filiado, “no Brasil a cultura de redes ainda é primitiva e precisa se expandir”. Segundo ele, nos EUA, a formação de redes de cooperação existe há 100 anos e “as instituições de ensino superior percebem os concorrentes como promotores de vantagens competitivas”. Para Junqueira, “o Semesp, com a criação da primeira rede de cooperação em Campinas, sai na frente ao reunir instituições com interesses comuns tanto no  compromisso de melhorar a qualidade de seus serviços como de atender cada vez melhor as comunidades no entorno das IES”.

A próxima reunião da Rede de Cooperação da região de Campinas acontecerá dia 17 de março. A próxima rede a ser formalizada pelo Semesp será a Rede 2, de São José do Rio Preto, formada por instituições de Ourinhos, Agudos, Botucatu e Jaú, que já compartilham até agora informações como aprendizagem de metodologias ativas, internacionalização e saúde.A Rede 3 reunirá IES de Lins, São Carlos, Batatais, Limeira e Ribeirão Preto; a Rede 4, IES de Sorocaba, Salto, Piracicaba e Nova Odessa; e a Rede 5, IES de Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Lorena, Cachoeira Paulista e Caraguatatuba. O Semesp pretende reunir no dia 27 de setembro deste ano todas as cinco redes em um Encontro Regional de Redes de Cooperação, que será realizado em São Paulo.

Sobre a área de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp

A missão da área de Inovação e Redes do Semesp é instigar os associados da entidade a implementarem processos de inovação acadêmica em suas IES, além de colaborar de forma efetiva com ações como, por exemplo, participar e trocar experiências durante o FNESP e as Missões Técnicas Internacionais. Também realizar estudos comparativos sobre a dinâmica do ensino superior, buscando  parcerias com organizações como Banco Mundial e OCDE – Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico e organizar redes de cooperação nacionais e internacionais, que permitirão aos participantes instituírem diversas formas de sinergias, ampliando a prestação de serviço da entidade ao segmento do ensino superior privado.  

Sobre o Prof. Fábio Reis

Além de diretor da área de Inovação e Redes do Semesp, é coordenador do FNESP – Fórum Nacional do Ensino Superior Privado, cuja 19ª edição será realizada em setembro deste ano, e da 9ª Missão Técnica Internacional, que a partir de 20 de abril levará gestores de IES brasileiras à Dinamarca e à Finlândia para conhecer as melhores práticas do ensino superior desses países. Licenciado em História pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro “Perspectivas da Gestão Universitária”; organizador de “Turismo: uma perspectiva regional”, “Formação e Empregabilidade: os desafios da próxima década na educação superior”, “Empreendedorismo e inovação no ensino superior”. Autor de artigos na área de educação superior. Tem estágio na Universidade de Salamanca e Universidade Politécnica de Valência, Espanha, na área de gestão universitária. Fez curso de extensão em Gestão Universitária na Universidade de Montreal e Toronto (Canadá), Universidade de Harvard, Babson College e Universidade do Sul da Califórnia (Estados Unidos), Universidade de Pequim (China), Universidade de Londres (Inglaterra), Tecnológica Virtual de Monterrey (México), entre outras. Foi Visiting Scholar no Boston College, em 2010, tendo como orientador o professor Phillip Altbach. Dedica-se ao estudo dos processos de inovação acadêmica e aprendizagem ativa. Coordena o Consórcio STHEM Brasil. É responsável pelo site sobre tendências do ensino superior www.fabiogarciareis.com.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras (400 IES associadas) no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio (11) 94208-7576

(11) 2069-4419 / [email protected] [email protected]

Gabriela Dias

(11) 2069-4419 / [email protected]