O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior acaba de contratar o professor Fábio Garcia Reis, ex-diretor da unidade de Lorena do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) como diretor da nova área de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação da entidade.

A nova unidade criada pelo Semesp irá instigar os associados a implementar processos de inovação acadêmica em suas IES, além de colaborar de forma efetiva com iniciativas como o FNESP – Fórum Nacional do Ensino Superior Privado e as Missões Técnicas Internacionais. A área de Inovação e Redes realizará também estudos comparativos sobre a dinâmica do ensino superior, buscando  parcerias com organizações como Banco Mundial e OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, e organizando redes de cooperação nacionais e internacionais, que permitirão aos participantes instituírem diversas formas de sinergias.

A área de Inovação e Redes atuará em conjunto com as demais áreas do Semesp que já prestam um serviço qualificado às instituições de ensino superior, e o prof. Fábio Reis trabalhará de forma integrada com todos os  setores da entidade. Com essa decisão estratégica, o Semesp pretende que a nova área seja entendida como um diferencial importante, ao oferecer aos seus associados as melhores práticas de inovação em educação, empreendedorismo, cooperativismo, desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de parcerias entre instituições de ensino superior e empresas.

“As redes de cooperação regionais, que serão formadas entre as instituições associadas ao Semesp, terão um papel importante também para o objetivo de reduzir os custos operacionais das IES”, diz Reis. Para ele, “as boas práticas de governança e gestão demonstram que compartilhar projetos é o melhor caminho para uma cooperação saudável, em que os participantes da rede sejam beneficiados, especialmente em um ambiente complexo, dinâmico e caracterizado pela crise econômica e política”.

O professor Fabio Reis é o coordenador do FNESP, cuja 18ª edição será realizada em setembro, e da 8ª Missão Técnica Internacional, que a partir de 4 de maio próximo levará gestores de IES brasileiras à Coreia do Sul para conhecer as melhores práticas do ensino superior daquele país. Para Reis, as Missões Técnicas Internacionais fazem parte dos objetivos da nova área criada no Semesp, que é “mostrar aos mantenedores a importância de ver a educação superior em um sentido mais macro, ou seja, inserir cada empresa de ensino superior em um contexto regional, estadual e internacional, além de, a partir de exemplos de fora, criar o próprio exemplo aqui dentro”.

 

Segundo Fabio Reis, a experiência externa mostra ao mantenedor de uma instituição de ensino superior que o que é possível fazer em outros países também pode ser feito no Brasil, “com um estilo totalmente próprio e brasileiro de ser”. “O setor pode propor políticas públicas ao Governo Federal para que o sistema educacional no país mude para melhor, inovando e empreendendo de verdade por meio de parcerias, em vez de se limitar a responder às demandas do governo. É possível elaborar propostas de políticas públicas para a educação superior, inclusive para programas de financiamento como o FIES, tendo como referência as boas práticas internacionais”,  conclui o novo diretor do Semesp.

Sobre Fábio Garcia Reis

Licenciado em História pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Tem estágio na área de Gestão Universitária na Universidade de Salamanca e na Universidade Politécnica de Valência, Espanha. Fez cursos de extensão em Gestão Universitária na Universidade de Montreal e Toronto (Canadá), Universidade de Harvard, Babson College e Universidade do Sul da Califórnia (Estados Unidos), Universidade de Pequim (China), Universidade de Londres (Inglaterra), Tecnológica Virtual de Monterrey (México), entre outras. Foi Visiting Scholar no Boston College, em 2010, tendo como orientador o professor Phillip Altbach. Dedica-se ao estudo dos processos de inovação acadêmica e aprendizagem ativa. Autor do livro “Perspectivas da Gestão Universitária”; organizador de obras como “Formação e Empregabilidade: os desafios da próxima década na educação superior”, “Empreendedorismo e inovação no ensino superior” e “Organizações Sustentáveis na Educação Superior”. Autor de artigos na área de educação superior. Coordena o Consórcio STHEM Brasil. É responsável pelo site sobre tendências do ensino superior: www.fabiogarciareis.com.

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de  Ensino Superior  congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/  www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

Atendimento à imprensa:

Convergência Comunicação Estratégica

Ana Purchio

(11) 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias

(11) 2069-4419 / [email protected]