Entidade diz que proposta acerta ao permitir a captação de recursos privados e públicos

O presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, considerou “positivo e ousado” o programa Future-se anunciado pelo MEC nesta quarta-feira (17), que modifica a forma de financiamento das instituições ao exigir competição pelos recursos e alinhamento com o setor produtivo.

“Este é o primeiro plano concreto que o MEC anuncia no atual governo, e a avaliação inicial é que ele é positivo e ousado, ao focar a questão de governança, gestão e empreendedorismo das universidades, aspectos que sempre foram defendidos pelo setor do ensino superior privado”, afirmou o presidente do Semesp.

Embora pondere que seja necessário algum tempo para “aprofundar o debate e melhorar o entendimento sobre o funcionamento do fundo que irá financiar as instituições”, Hermes Figueiredo acredita que “a proposta acerta ao permitir a captação de recursos privados e públicos através de incentivos fiscais, agências de financiamento de pesquisas e outras parcerias, o que vem ao encontro das posições que vem sendo defendidas pelo Semesp em inúmeros fóruns de discussão em todo o país”.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp), o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br e http://uc.semesp.org.br.