Campinas receberá no próximo dia 26 de abril, no Hotel Mercure, mais uma edição da Jornada Regional, realizada pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior. O evento conta com palestras de especialistas sobre temas ligados ao setor da educação superior, que divulgam dados atualizados e pesquisas específicas de diversas cidades do Estado de São Paulo.

Nessa edição, uma pesquisa inédita vai revelar as principais reclamações e desejos de universitários nas redes digitais da região. “O Big Data é um conceito lançado no mercado pela Gartner Group em 2003, que aponta para a necessidade de se observar uma nova realidade de produção de dados na internet caracterizada por 5V’s: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor”, explica Caio Simi, diretor executivo da Num.br.

Com esse conceito, a Num.br identificou, por solicitação do Semesp,  o perfil dos frequentadores das redes digitais em Campinas e, a partir desse perfil, divulgará uma análise de 2015 com os principais motivos de reclamação dos jovens nas redes digitais, tanto de alunos que já cursam graduação ou aqueles que estão buscando cursos superiores. Será mostrado, também, outro levantamento dos primeiros meses desse ano para detectar o que esses jovens mais procuram e desejam na rede, além da pesquisa selecionar notícias que geraram maiores buscas tanto por cursos mais procurados quanto pelos em que cresceu a demanda em janeiro de 2016.

Além do Big Data, as jornadas terão a tradicional análise econômica da região, detalhada pelo diretor executivo Rodrigo Capelato, com a evolução de matrículas, ingressantes e concluintes dos cursos presenciais, EaD e tecnólogos, além de palestras sobre atualização da legislação educacional, com o diretor jurídico do sindicato, dr. José Roberto Covac, e dois temas de maior interesse apontados por outra pesquisa realizada pelo sindicato junto às instituições de ensino superior: novas tecnologias educacionais e captação de novos alunos.

A professora Ana Valéria, da Unisal, apresentará cases de sucesso do uso de novas tecnologias em sala de aula. E adianta que é preciso “sensibilizar o professor a respeito do uso de novas tecnologias em sala de aula, pois não basta eleger uma tecnologia ou metodologia sem levar em conta o perfil do professor, o ambiente da sala de aula, o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos a que se quer alcançar, o aluno em si e a gestão da instituição onde se trabalha”. Segundo ela, a grande dificuldade do professor hoje é como avaliar todas as aprendizagens ativas e fazer uso de tecnologias que continuam deixando a aula tradicional.

O diretor de Marketing da Cruzeiro do Sul, Wilson Diniz, detalhará a captação de alunos “24 por 7” – Momento atual, desafios e tendências num cenário extremamente competitivo. Segundo ele “um conceito de captação de alunos mais amplo, vai além de uma ou poucas ações isoladas ou de atividades exercidas por um único setor ou departamento dentro de uma instituição. “As tendências de captação hoje envolvem todos os profissionais de todos os setores de uma IES com objetivos fundamentais e específicos, como captar mais alunos e manter a instituição financeiramente equilibrada”.

As Jornadas Regionais têm como público alvo mantenedores, reitores, pró-reitores, gestores, dirigentes educacionais, coordenadores, docentes, pesquisadores  e todos os profissionais que trabalham em áreas estratégicas nas Instituições de Ensino Superior. A próxima e última edição das Jornadas Regionais acontecerá em São José do Rio Preto (1º de junho).

Serviço:

12ª Jornada Regional de Campinas

Data: 26 de abril

Horário: das 9h às 16h30

Local: Hotel Mercure Campinas

End.: Avenida Aquidaban, 400 – Centro – Acesso pela Av. Francisco

Cidade: Campinas

Inscrições

Dúvidas: [email protected]

Telefone: 11 2069-4416 

Programação:

9h  – Legislação educacional / atualização – José Roberto Covac (Diretor Jurídico do Semesp)

10h30 – Coffee

11h – Novas tecnologias em sala de aula – Ana Valéria S. Reis (Professora e Pesquisadora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena)

12h30 – Almoço

14h  – Análise Econômica Regional do Setor – Cenários e Tendências – Rodrigo Capelato (Diretor Executivo do Semesp)

15h – Uso do Big Data para captação e retenção de alunos – Caio Simi (Diretor Executivo da Numbr)

16h – Coffee

16h30 – Captação de alunos “24 por 7” – Momento atual, desafios e tendências num cenário extremamente competitivo – Wilson Diniz – (Diretor de Marketing do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional)

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Semesp – Sindicato das Mantenedoras de  Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/  www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

Atendimento à imprensa:

Convergência Comunicação Estratégica

Ana Purchio

(11) 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias

(11) 2069-4419 / [email protected]