Na pauta, transparência e simplificação dos processos, cadastro positivo para IES e estimulo à autorregulamentação

O presidente do Semesp, professor Hermes Ferreira Figueiredo, e o diretor Jurídico da entidade, dr. José Roberto Covac, participaram de reunião na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) em Brasília, na última terça (5). Estiveram presentes na reunião o secretário de Regulação e Supervisão da Seres, Marco Antonio Barroso Faria, a diretora de Supervisão de Educação Superior, Leililene Antunes Soares, e o assessor do órgão, Bruno Olímpia Vieira.

O objetivo da reunião foi fazer uma apresentação do Semesp à nova equipe da Seres. Na ocasião, os representantes do Semesp entregaram uma série de materiais produzidos pela entidade, como o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2018 e o documento Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro. Também foram apresentados os principais eventos realizados pelo Semesp, como o Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp) e o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic).

Durante a reunião, Hermes Figueiredo explanou sobre o trabalho do Semesp na luta por uma educação superior de qualidade, destacando algumas ações promovidas pela entidade, como as Jornadas Regionais e as redes de cooperação entre as IES. Ele defendeu a necessidade da simplificação dos processos autorizativos e a implantação de um cadastro positivo para IES que ofertam cursos de qualidade. Hermes ainda criticou o excesso de regulação e contradições de normas que muitas vezes dificultam a compreensão dos órgãos do próprio Ministério da Educação (MEC).

O secretario Marco Antonio Barroso Faria agradeceu a presença os representantes do Semesp e se dispôs a receber e ouvir as demandas da entidade. Ele também manifestou o reconhecimento da necessidade de parceria com o setor privado de ensino superior, de transparência nos processos decisórios da Seres, da eliminação do estoque de processos e estímulo à autorregulamentação do setor.

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que congrega mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp), o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Para saber mais, acesse www.semesp.org.br e http://uc.semesp.org.br.

Mídias Sociais

www.facebook.com/semesp/;

www.instagram.com/semespoficial/

Mais informações para a imprensa