Cenário do setor será divulgado no próximo dia 9, no Quality Belo Horizonte

O Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, amplia a sua atuação e leva atendimento às Instituições de Ensino Superior (IES) de outras regiões do país por meio das edições do SadeBR, Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira, que serão realizadas em seis capitais brasileiras. Belo Horizonte será a próxima cidade a receber a edição no dia 9 de abril, no hotel Quality.

“Vamos disponibilizar toda a estrutura e experiência das Jornadas Regionais Semesp, evento realizado pela entidade há 15 anos em várias cidades do interior de São Paulo, para outros estados com o objetivo de disseminar ainda mais conhecimento entre as Instituições de todo o país”, disse Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

Durante o SadeBR em Belo Horizonte, o Semesp apresentará o Panorama do Ensino Superior 2019, uma análise mercadológica com dados do estado de Minas Gerias, da Região Metropolitana de Belo Horizonte, composta por 105 municípios, e do Brasil, de instituições públicas e privadas.

O Panorama aponta números de matrículas, ingressantes e concluintes por modalidades (presencial, a distância e tecnológicos), evolução do número de Instituições de Ensino Superior, de cursos e de polos EAD, os cursos mais procurados, valor médio das mensalidades, desconto médio aplicado nas mensalidades pelas IES, migração dos estudantes, taxa de evasão, perfil do aluno, faixa etária, dados de financiamento estudantil, entre outros.

Para Rodrigo Capelato, o cenário nacional aponta para a necessidade das IES repensarem suas estratégias. “O desemprego, tanto do estudante quanto de um membro da família, e a perda de renda estão fazendo os jovens postergarem a entrada no ensino superior. Isso traz uma característica importante: haverá, sim, uma queda de matrículas, mas haverá, também, um novo público, de olho no que está sendo ofertado e mais criterioso na hora de escolher onde investir na sua educação”.

Com foco na Efetividade do Marketing Educacional e seu retorno para as IES, também serão debatidos temas relevantes, entre outros, metodologias, estratégias, tecnologia, processo e práticas para aumentar os ativos e a competitividade do segmento educacional.

O SadeBR já passou por Porto Alegre e as próximas cidades são Brasília (29/05); Curitiba (11/06); Fortaleza (13/08); e São Paulo (24 e 25/09).

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp), o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br e http://uc.semesp.org.br.

Mais informações para a imprensa

Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp