Reunião será realizada na próxima quinta-feira (25), às 9h, no formato híbrido

A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, e o diretor executivo, Rodrigo Capelato, apresentam remotamente na próxima quinta-feira (25), às 9h, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o Mapa do Ensino Superior no Brasil, produzido pelo Instituto Semesp. Para acompanhar a transmissão ao vivo, acesse o site da Comissão de Educação ou o canal da Câmara dos Deputados no Youtube. Se preferir presencialmente, a reunião acontecerá no Plenário 12, da Câmara dos Deputados.

O Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021 traz um panorama completo e detalhado da educação superior do país das redes privada e pública, abrangendo todos os estados brasileiros e suas respectivas mesorregiões, por meio de um conjunto de análises comparativas que oferecem uma profunda e objetiva compreensão do setor ao longo dos últimos 11 anos.

“O Mapa tem como objetivo embasar e nortear os investimentos do setor privado, mostrar onde há mais carências e onde há saturação no mercado, mas é também um importante instrumento norteador de políticas públicas para o Brasil”, explica Rodrigo Capelato.

Na edição 2021, a publicação traz um capítulo especial sobre o ensino médio, porta de entrada para o ensino superior, mostrando o potencial de crescimento que o país pode vir a desenvolver caso melhore a qualidade do ensino e amplie as políticas públicas de acesso.

Segundo a publicação, por mais que o número de novos alunos no ensino superior do Brasil esteja aumentando, com crescimento de 5,8% entre 2013 e 2019, a taxa dos estudantes que se formam ainda está longe de ser a ideal. Em 2019, apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estavam matriculados no ensino superior e somente 17,4% das pessoas de 25 anos ou mais concluíram um curso.

No mesmo período, o Brasil registrou 2,04 milhões de ingressantes nos cursos presenciais de ensino superior, queda de 1,5% em relação ao ano anterior. A rede privada teve decréscimo de 2,6% de ingressantes na modalidade, enquanto a rede pública observou um leve aumento de 1,6%.

No EAD, o crescimento de ingressantes foi de 15,9%, com inversão entre redes privada e pública, a primeira registrou salto de 19,0% das matrículas enquanto a segunda teve uma queda brusca de 48,2%.

Serviço

Site da Comissão de Educação (https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ce)

Canal da Câmara dos Deputados no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC-ZkSRh-7UEuwXJQ9UMCFJA)

Sobre o Instituto Semesp
O Instituto Semesp é um centro de inteligência analítica criado pelo Semesp. Integrado por especialistas com sólida experiência no levantamento e análise de dados sobre o ensino superior, o Instituto desenvolve estudos, pesquisas, indicadores e análises estatísticas referentes ao setor. Seu objetivo é disponibilizar para pesquisadores, educadores, gestores privados e públicos, jornalistas e para a sociedade em geral informações relevantes e confiáveis que lhes permitam tomar decisões, estabelecer estratégias ou formular políticas públicas, visando o desenvolvimento da educação superior.

O Instituto é responsável por estudos e pesquisas divulgados anualmente pelo Semesp, como o Mapa do Ensino Superior no Brasil, a Pesquisa de Empregabilidade, a Pesquisa de Inadimplência e a Pesquisa sobre Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, entre outros diagnósticos considerados essenciais para a compreensão do setor.

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Mais informações para a imprensa
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 97237-8237