No próximo dia 26 de novembro, durante o 16º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-Semesp (veja abaixo mais informações sobre o evento), será apresentado o projeto de iniciação científica de Vinícius Vieira Franco, estudante de Ciências Sociais, especialização Música, da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago – São José do Rio Preto – SP), sobre as transformações que a internet proporcionou ao rock brasileiro de 1940 até hoje.

“A pesquisa é baseada em dois objetos de estudo que estão em um ciclo de constante e interminável transformação: o rock e a internet. Eu elenquei uma série de resultados, e desde o início tive receio que o estudo pudesse ficar obsoleto. Mas, prossegui, pois acredito que registrar as mudanças de nosso tempo e transformar  o projeto em livro se faz necessário para que as próximas gerações saibam o que ocorreu com as nossa cultura musical”, explica Vinícius.

O estudante buscou entrevistar pessoas que presenciaram todo o processo de transição do rock nacional e da internet. Dentre eles, músicos como Marky Ramone, Tico Santa Cruz, Rodrigo Lima, Jeff Nuno (representante da maior empresa de distribuição musical do país, a ONErpm) e jornalistas culturais como José Norberto Flesch (Destak), Marcos Bragatto (ex-Billboard, hoje diretor da Rock em Geral). “Praticamente todos os entrevistados me disseram que a internet abriu um amplo leque para divulgação de suas músicas e de suas composições, o que demonstra que antes eles ficavam apenas nas mãos dos agenciadores de artistas nas rádios e TVs”, afirma o estudante.

Entre os aspectos positivos do estudo, Vinícius constatou que a relação artista-público foi estreitada por meio das redes sociais, possibilitando que a web desencadeasse uma vasta gama de novos artistas. Entre os negativos, uma questão que atinge as grandes bandas: roubo e vazamento de materiais e a  credibilidade da redação cultural jornalística: “Hoje, a realidade é a veiculação brutal e imediata de informações e, nesse sentido, a internet limita as técnicas de apuração e redação”, ressalta.

Segundo o estudante, além desses, o download afetou grandes gravadoras, levando muitas delas à falência. “Se por um lado, o desaparecimento da hegemonia de gravadoras de rock é bom, por outro, culmina no sumiço de bandas em mídias de massa”, diz ele. Agora Vinícius pretende aprofundar os resultados da pesquisa e transformar o estudo em mestrado e em  e-book e só deseja conseguir patrocinadores para realizar um sonho que está virando realidade.

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

Na edição de 2015, o CONIC-SEMESP recebeu número recorde de inscrições: 2.116 trabalhos, contra 2.004 em 2014, 1.887 em 2013 e 1.845 em 2012. Os números registram um crescimento de 104% na comparação com a 1ª edição, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos, confirmando o CONIC-Semesp como o maior congresso de iniciação científica do Brasil. Do total de inscritos, 2.024 trabalhos foram aprovados para participação efetiva no Congresso.

Os trabalhos foram produzidos por 3.132 alunos pesquisadores (autores) e orientados por 1.164 professores de 213 instituições de ensino superior de 21 estados brasileiros. Os trabalhos foram divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (624 trabalhos aprovados – 260 concluídos e 364 em andamento); Ciências Exatas e da Terra (135 trabalhos aprovados – 48 concluídos e 87 em andamento); Ciências Humanas e Sociais (381 trabalhos aprovados – 158 concluídos e 223 em andamento); Ciências Sociais Aplicadas (238 trabalhos aprovados – 113 concluídos e 125 em andamento)  e Engenharias e Tecnologias (322 trabalhos aprovados – 98 concluídos e 224 em andamento).

16º CONIC-SEMESP

Faculdade ENIAC

Endereço: Rua Força Pública, 89 – Centro – Guarulhos / São Paulo

Dias: 25 e 26 de novembro de 2016

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Ana Purchio (11) 94208-7576

(11) 2069-4419 / [email protected] / [email protected]